Sucesso de gosto duvidoso nos anos 1990, batom marrom reaparece repaginado

Nos lábios de celebridades e de fashionistas, a cor reaparece mais opaca e refinada

por Revista do CB 09/12/2015 11:00
No mundo da beleza, assim como na moda, observa-se que, com o passar dos anos, as tendências voltam e reconquistam o lugar de destaque que um dia lhes pertenceu. Agora, assistimos ao triunfal retorno do batom marrom. A cor, que foi um ícone da maquiagem dos anos 1990, foge da obviedade dos vermelhos, dos vinhos e dos nudes. Com isso, o marrom está, aos poucos, ganhando mais adeptas. Famosas como Kylie Jenner, Gigi Hadid e Rihanna já aderiram aos tons de chocolate nos lábios.

AFP PHOTO/FREDERIC J. BROWN
Kylie Jenner é admirada pelos lábios coloridos em marrom. A linha de batons nessa cor, criada por ela, esgotou-se em minutos (foto: AFP PHOTO/FREDERIC J. BROWN )


Kylie Jenner — conhecida por participar de um famoso reality show americano — talvez seja uma das maiores incentivadoras do uso do tom atualmente. A celebridade chama a atenção pelo estilo diferente e com frequência é vista em eventos colorindo os lábios de marrom. A jovem se tornou uma referência no assunto e recentemente lançou uma linha de três batons e lápis de boca, todos com essa cartela de cor. A linha, chamada Kylie Lip Kit, congestionou o site em que estava sendo comercializada e os produtos se esgotaram em pouquíssimo tempo.

Para dar um toque de modernidade à cor, que foi febre há 25 anos, as fashionistas apostam no acabamento matte ou opaco. De acordo com a maquiadora Laisa Amorim, a cintilância exagerada dos anos 1990 não combina com o momento atual. “O brilho vem contido. O destaque é para os batons mais cremosos e opacos”, explica.

Segundo a profissional, a cor é procurada por clientes que desejam uma maquiagem com um toque maior de sofisticação. Entretanto, apesar de refinado, Laisa define a escolha como ousada. Ela acredita que a tonalidade pode se adequar a qualquer situação, entretanto, ressalta que é importante fazer um contraste. “Iluminando o rosto nos pontos certos, cria-se uma contraposição com o tom escuro dos lábios. Isso garante um resultado melhor e mais expressivo para a maquiagem”, explica.

A maquiadora destaca que existem diversos marrons e é preciso encontrar o que combina melhor com cada pele. “Para valorizar as mulheres mais claras, tanto os tons quentes quanto os frios funcionam. Para as morenas, os tons quentes ficam mais bonitos”, conta. Uma dica da maquiadora para valorizar o acabamento é utilizar lápis de boca para delinear os lábios, uma vez que tonalidades de batons mais conceituais exigem esse aperfeiçoamento.

Apesar de o marrom ser uma cor neutra, o efeito é marcante e chama a atenção. Uma coisa é certa: traduz seriedade e autoconfiança. Para quem gosta de colorir os lábios, e não tem medo de ousar, é uma nova opção. Que tal experimentar?

Dica:
Uma proposta diferente é passar um batom marrom opaco nos lábios e aplicar sutilmente no centro da boca uma sombra cintilante em tom claro. O truque cria a impressão de lábios maiores e mais volumosos, além de trazer mais sensualidade à make.