Veja cinco dicas para controlar a ansiedade

Quando a ansiedade atrapalha com frequência as atividades diárias, é o momento de procurar ajuda

por Estado de Minas 04/12/2015 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Huffington Post/Reprodução da internet
(foto: Huffington Post/Reprodução da internet)
Acúmulo de tarefas, entrevista de emprego, o nascimento de um filho, mudança de residência. São vários os acontecimentos que geram expectativa, insegurança, inquietação e até mesmo medo, e todas essas sensações podem causar ansiedade. Ela é normal, até certo ponto. Dependendo do nível, pode sinalizar algo mais grave, como alerta a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Talita Poli Biason. “Quando a ansiedade atrapalha com frequência nossas atividades diárias, é o momento de ficar atento. O transtorno, em algumas situações, pode causar sintomas físicos, como taquicardia e alteração da pressão arterial. Por isso, é importante uma avaliação médica, que identificará o melhor tratamento”. Algumas mudanças no cotidiano auxiliam na redução da ansiedade:

» Prática de exercícios físicos:
realizar atividades físicas regularmente libera substância chamada endorfina, podendo auxiliar na redução dos sintomas da ansiedade e trazer ainda sensação de bem-estar. Além disso, beneficia a saúde cardiovascular.

» Cuidado com o cardápio:
investir em uma alimentação saudável e variada auxilia na promoção da sensação de bem-estar geral do organismo.

» Uma boa noite de sono:
aparelhos eletrônicos podem dificultar a indução ao sono. O ideal é deixar o ambiente silencioso e agradável. Dormir cerca de oito horas por dia favorece a saúde e melhora o desempenho no cotidiano.

» Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas:
o álcool tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e pode, em algumas pessoas, gerar mais nervosismo e ansiedade. Em caso de consumo, é necessário moderação.

» Ter momentos de lazer:

atividades com a família ou amigos ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade e contribuem para o equilíbrio
do corpo e da mente.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA