TPM masculina: 25% dos homens sofrem dos sintomas ligados à 'menstruação'

Pesquisadores avaliam níveis hormonais masculinos e buscam entender o fenômeno entre os homens

por Luiz Othavio Gimenez 19/11/2015 16:38
Reprodução/Moodboard/Corbis
(foto: Reprodução/Moodboard/Corbis)

Irritabilidade, cansaço, aumento dos desejos, inchaço e cólicas. Parece que não são somente as mulheres que sofrem com os sinais da TPM (tensão pré-menstrual). De acordo com o jornal Daily Mail, uma pesquisa ouviu 2.412 britânicos, dos quais metade era do sexo masculino. Entre eles, um quarto sofre de sintomas semelhantes aos da TPM.

Se, no caso das mulheres, uma barra de chocolate parece ser solução para a TPM, a pesquisa mostrou que os homens costumam gastar um extra de £$ 63,69 (o equivalente a R$ 367,57!) por mês em lanches para matar esses desejos súbitos. E mais: 12% deles dizem ficar mais sensíveis com a balança na temporada de tensões.

Segundo a publicação do Daily Mail, especialistas têm estudado aquilo que chamam de "síndrome de irritação masculina" para entender os processos do que seria a TPM entre os homens. "Assim como as mulheres, eles têm ciclos hormonais que afetam a energia, a raiva, o desejo sexual e a irritabilidade", ponderou o Dr. Jed Diamond, responsável pelo estudo.