Pesquisa afirma que sexo uma vez por semana é suficiente para felicidade conjugal

Estudo avaliou 30 mil norte-americanos por quatro décadas e considerou apenas os relacionamentos heterossexuais

por AFP - Agence France-Presse 18/11/2015 17:07
SXC.hu
Para ser feliz no casamento, segundo estudo, é importante manter uma conexão íntima com o parceiro ou parceira, mas não é necessário fazer sexo todos os dias para isso (foto: SXC.hu)
Fazer sexo apenas uma vez por semana é o suficiente para ter um nível ótimo de felicidade entre os casamentos heterossexuais ou as relações de casal de longo prazo, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (18/11). Os pesquisadores tomaram como base mais de 30.000 norte-americanos durante quatro décadas, segundo detalhes do estudo publicado na revista especializada Social Psychological and Personality Science.

"Embora sexo mais frequente esteja associado a maior felicidade, esta relação já não é significante numa frequência maior do que uma vez por semana", disse a pesquisadora Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga.

"Nossas descobertas sugerem que é importante manter uma conexão íntima com o parceiro, mas não é necessário fazer sexo todos os dias para isso", acrescentou.

Os pesquisadores observaram que a intenção do estudo não é mostrar uma relação de causa e efeito, pois ainda falta determinar se a felicidade leva a ter uma relação sexual por semana ou ocorre em sentido contrário.

O estudo também foi limitado a pessoas com parceiros fixos. "De fato, não existe associação entre a frequência do sexo e o bem-estar das pessoas solteiras", disse Muise.

Os resultados do estudo também foram consistentes entre grupos etários, gênero e duração da relação - quer fosse meses ou décadas.

Muise informou que os casais deve debater se suas necessidades sexuais são satisfeitas, em vez de simplesmente pressionar para fazer mais sexo. "O importante é manter uma conexão íntima com o parceiro sem colocar muita pressão em manter relações sexuais com a maior frequência possível", afirmou.