Veja dicas para controlar os transtornos de ansiedade no trabalho

Algumas reflexões podem ajudar os ansiosos a lidar melhor com a pressão

por Agência Estado 03/11/2015 15:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu
Quem sofre com ansiedade não consegue discernir as prioridades (foto: SXC.hu)
Mãos suando, coração acelerado e um medo de não dar conta de determinado trabalho. Sintomas de ansiedade que afetam grande parte dos profissionais atuantes no mercado. Só em São Paulo, cerca de 30% dos habitantes têm algum tipo de transtorno, segundo a pesquisa "Distúrbios Mentais em Megacidades", de 2012. Entre eles, os de ansiedade são os mais comuns, atingindo uma em cada cinco pessoas. "É a velha história de sofrer por antecipação. Quem convive com esse problema não consegue discernir as prioridades, tenta fazer tudo para ontem e acaba atropelando os próprios limites", explica o especialista em comportamento humano, Sulivan França.

Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, o profissional conta que, nos últimos anos, tem visto aumentar consideravelmente o número de pessoas que o procuram para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade. "Para conseguir resolver o problema é fundamental que cada indivíduo faça uma autoanálise. Quais são minhas prioridades? Eu preciso mesmo dar conta de tudo? Como posso equilibrar minhas metas e objetivos? Respondendo a essas questões ele vai descobrir quais são os seus limites e entender como é possível sobreviver ao ambiente profissional sem sustos", afirma França.

Para o especialista outra coisa que pode ajudar é trabalhar a mente com exercícios de relaxamento e respiração. "Você precisa entender que, no fundo, pode realizar tudo o que quiser. Mas será que realmente tem essa necessidade? Dê um passo de cada vez, respire e lembre-se que o ambiente de trabalho precisa ser um lugar feliz, com espaço para realizações", finaliza.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA