Famosos convidados para ensaio fotográfico são surpreendidos com ação sobre o câncer de mama

Segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, a chance de cura pode chegar a 90% se o diagnóstico for precoce

por Redação 28/10/2015 08:52
Reprodução Youtube
Famosos acreditavam que participariam apenas de uma sessão de fotos (foto: Reprodução Youtube)
O medo do câncer, o impacto da notícia, a superação, mas principalmente, estar frente a frente com a doença. Personalidades do esporte, da música e da dramaturgia foram convidados para estrelar um ensaio para a campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), sem saber que o resultado seria um vídeo que integraria também as ações do Outubro Rosa. Após a sessão de imagens, cada um deles é chamado para uma conversa com a diretora Meran Vargens.

Wanessa Camargo, Miá Melo, Sheron Menezes, Vanessa Gerbelli, Isabel Salgado, Rafael Cardoso, Flavio Canto, Luciano, Tande e Marcos Pasquim relatam qual a experiência que já tiveram com o câncer e, em certo momento, a diretora conta que ela é uma sobrevivente da doença. A reação de cada um diante da notícia e do que estar por vir é o ponto alto do vídeo com pouco mais de 6 minutos de duração.

Reprodução Youtube
Meran Vargens (foto: Reprodução Youtube)


No filme, Meran Vargens explica que um dos objetivos da campanha é divulgar as histórias de quem lutou contra o tumor. “Eu quis essa opção de não ter nada [se referindo a não reconstrução das mamas], de poder abraçar você e poder estar o meu corpo junto do seu corpo. Quando eu me olho no espelho eu vejo isto”.

A diretora então tira a blusa e mostra suas cicatrizes. A emoção de cada integrante da campanha é registrada pelas câmeras. “E você é linda. Você deixou de ser mulher por isso? Nem um pouco”, declara Sheron Menezes ao se deparar com corpo de Vargens.

Leia também: 'Olho no espelho e sinto um vazio': mulheres vítimas do câncer esperam por anos por reconstrução da mama

A princípio, os famosos acreditavam que participariam apenas da sessão de fotos para depois entender que a protagonista da campanha era, na verdade, uma mulher que lutou contra o câncer de mama. “De alguma forma eu sou muito grata de poder me olhar no espelho e ter essa possibilidade de vida”, afirma a diretora.

O objetivo da campanha era conseguir um retrato de quem se vê diante da doença. Assista:




O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, a taxa de mortalidade pela doença ainda é alta devido ao diagnóstico tardio. Em 2014, o número de óbitos pela doença chegou a mais de 14 mil. Se descoberto em fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%, além de favorecer um tratamento menos agressivo.