Língua no lugar errado impacta até a fisionomia

Órgão responsável pela deglutição tem importância também para a configuração dos dentes

por Renata Rusky 28/09/2015 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Não é só nossa coluna vertebral que precisa estar posicionada corretamente para evitar problemas de saúde. Acredite, também existe uma postura para a língua. Ela deve estar encostada no palato, e a ponta deve tocar nos quatro dentes frontais superiores. A pressão é leve. Além disso, na hora de engolir o alimento, a língua não pode empurrar os dentes.

De acordo com o dentista britânico John Mew, diretor da London School of Facial Orthotropics, o posicionamento incorreto da língua, a deglutição inadequada e a musculatura fraca dela alteram todo o crescimento da mandíbula. Portanto, quanto mais cedo for identificado o problema, melhor. Mew é o responsável pela criação do conceito de ortotropia na odontologia, que foca no crescimento facial. Segundo o especialista, diferentemente da ortodontia, ela “trata as causas, não os sintomas”.

No Brasil, esse tipo de tratamento é ministrado de forma interdisciplinar, com acompanhamento de dentistas, ortodontistas e fonoaudiólogos. É altamente recomendável que o uso de aparelho ortodôntico seja acompanhado por um fonoaudiólogo, de modo que a língua não pressione certos dentes e eles não voltem a ficar tortos.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)