Remédio experimental contra ebola está mais perto de chegar ao mercado

Nem todos os pacientes que usaram a droga sobreviveram, mas quem se curou credita o sucesso ao ZMapp

por AFP - Agence France-Presse 18/09/2015 11:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O composto ZMapp, droga experimental contra o ebola, ganhou nesta quinta-feira o status de "fast-track" (aceleração de promoção comercial) pela Administração de Alimentos e Fármacos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos - o que pode acelerar sua chegada ao mercado. Larry Zeitlin, presidente das farmacêuticas LeafBio e Mapp Biopharmaceutical, chamou a decisão da FDA de "marco importante".

O ZMapp foi usado para tratar alguns dos profissionais de saúde infectados com o vírus ebola durante a última epidemia que afetou o oeste da África, embora o remédio ainda não tivesse passado por um teste clínico de larga escala. Nem todos os pacientes que usaram a droga sobreviveram, mas quem se curou credita o sucesso ao ZMapp. Um teste clínico do ZMapp está sendo realizado nos países afetados pelo ebola no oeste africano.

A droga está em desenvolvimento há mais de uma década, mas ela é derivada de folhas de tabaco e a empresa disse que há poucas quantidades da droga disponíveis. Antes de receber o status de "fast-track", o ZMapp já havia conseguido a designação de "medicamento órfão", que prevê incentivos regulatórios e financeiros para incentivar o desenvolvimento do remédio.

"Estamos esperançosos de que este passo acelere o acesso ao ZMapp uma vez que sua eficácia e segurança estejam demonstradas pela FDA", afirmou Kevin Whaley, CEO da LeafBio e Mapp Biopharmaceutical, sediada em San Diego, Califórnia.