Entenda quais nutrientes ajudam na prevenção de gripe e resfriados

Vitamina C não é a única que age na prevenção da gripe. Outros nutrientes podem potencializar a proteção do sistema imunológico

22/07/2015 14:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

O frio do inverno não para de fazer vítimas. Gripes e resfriados já comuns nessa época podem ser ainda mais frequentes se o organismo não estiver apto a se defender dos vírus. Para isso, prevenção é essencial. A vitamina C é, provavelmente, a ‘arma’ mais comum contra esses males, no entanto, não é a única. Outros nutrientes também são aliados na hora de fortalecer a imunidade do corpo e, juntos, podem te ajudar a evitar dias ‘de molho’ no sofá.

“A vitamina C é a que tem maior poder de proteção, agora outros nutrientes, quando juntos dela, potencializam ainda mais isso”, explica a nutricionista Lívia Nogueira. Entre os principais aliados da vitamina C estão a vitamina A, o zinco e a antocianina. “Todos são antioxidantes. Eles ‘varrem’ todas as células ‘ruins’ do organismo, fortalecendo o sistema imunológico para combater os vírus da gripe”, completa.

O ideal é que os alimentos sejam consumidos in natura, o que não impede de usá-los em forma de suco - sempre preparados na hora - ou cozidos no vapor também.

Lembrando que qualquer um dos nutrientes ajuda na prevenção, não na cura ou alívio dos sintomas. “A alimentação é para prevenir, mas ela não ajuda a aliviar os sintomas”, pontua a nutricionista.

A maioria dos casos de gripe se apresenta de forma leve e se resolve sozinha. Dizer que a vitamina C cura ou ameniza a enfermidade não tem sustentação científica. Em casos da gripe já instalada, os alimentos quentes são uma opção para alívio dos incômodos. “Se a pessoa está com a garganta inflamada e ingere uma coisa quente, o alimento vai agir como um anti-inflamatório e diminuir a irritabilidade. Não cura, mas dá um alívio. Da mesma forma, se tomar uma coisa gelada pode piorar”, exemplifica a médica alergista Ingrid Pimentel. O tempo médio de duração de uma gripe, de acordo com Ingrid, é de cinco dias. Se os sintomas da doença persistirem, é importante que o paciente procure atendimento médico.

Veja onde encontrar cada um dos nutrientes:
freeimages.com
(foto: freeimages.com)

Antocianina:
São importantes antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. É encontrada em alimentos de cor vermelho arroxeado como açaí, cereja, amora, framboesa, uvas, mirtilo, figo, jabuticaba, berinjela e beterraba;

freeimages.com
(foto: freeimages.com)

Vitamina A:
Além de ajudar a prevenir gripes e resfriados, a vitamina A é excelente para a saúde da visão. Podemos encontrar essa vitamina nos alimentos que apresentam cores alaranjadas, tais como: abóbora, brócolis, cenoura, mamão, manga e no fígado de boi;

freeimages.com
(foto: freeimages.com)

Zinco:
Fundamental na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, carne bovina e de frango, feijão, além de cereais integrais são as principais fontes desse nutriente.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA