Caspa e queda dos cílios são sinais de que eles não estão recebendo os devidos cuidados; veja dicas

Dermatologista com especialização em Harvard criou um manual de cuidados com os cílios

por Estado de Minas 13/07/2015 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Elegante online/Reprodução da internet
(foto: Elegante online/Reprodução da internet)
Assim como os cabelos, a sobrancelha e qualquer área do corpo, os cílios também requerem cuidados. Quando os cílios começam a ter caspa ou a cair demais é preocupante, porque alguma coisa não está sendo feita corretamente. “A forma com que cuidamos dos nossos cílios diariamente influencia diretamente na sua qualidade, tamanho e espessura”, afirma a dermatologista Cláudia Marçal, que faz um curso de Continuing Medical Education (CME) na Harvard School. Pensando nisso, ela criou um manual de cuidados com os cílios.

» Cílios com caspa:
O hábito diário de higiene das pálpebras é um dos principais cuidados que devem ser tomados. “É bom usar loções de limpeza dermatologicamente e oftalmologicamente testados ou sabonetes líquidos infantis e aplicar cremes de hidratação em base aquosa diariamente".

» Cílios caindo demais:
Faz parte do processo de renovação das hastes dos fios ciliares e ocorre naturalmente a cada quatro meses, segundo Cláudia Marçal. “Porém, quando há um quadro de queda maior, o qual chamamos de madarose ou alopecia ciliar, há uma indicação de possíveis problemas orgânicos como blefarites, alergia a maquiagem, carência nutricional e outras doenças, como as autoimunes.”

» Máscara ciliar
Devem ser passadas e retiradas corretamente.“A origem da máscara ciliar é de extrema importância, sua qualidade é fundamental para saúde dos folículos ciliares. Ao aplicar e/ou removê-la, não deve haver tração exagerada ou o hábito de esfregar com movimentos de vaivém. A retirada deve ser feita usando loções sem álcool ou água demaquilante e algodão macio, em movimentos circulares e repetidos por duas a três vezes, delicadamente.

» Hidratação tópica e nutricional:
“Para a saúde dos cílios, é essencial hidratá-los e nutri-los. Quando utilizar o creme da área dos olhos, sempre específico para a região, aplique o produto indicado rente aos cílios ou ainda utilize com cotonete duas a três vezes por semana um óleo, como o de ricino derivado da mamona, ou um creme a base de pró-vitamina B5”, orienta a dermtologista.

» Curvex:
O uso do Curvex requer delicadeza e calma para manuseá-lo.“A manutenção deve ser observada, como sua higiene e a famosa ‘borrachinha’, que precisa ser trocada semestralmente, deve ser, de preferência, de silicone”, acrescenta Cláudia.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA