Pesquisa comprova relação do consumo de vitamina B12 ao surgimento de espinhas

Indivíduos que são propensos a ter acne podem se beneficiar caso diminuam o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 como carnes e laticínios

por Estado de Minas 02/07/2015 09:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
A vitamina B12 altera a atividade metabólica das bactérias da pele, levando-as a secretar um composto inflamatório que resulta na acne (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
A vitamina B12 - encontrada em alimentos como carne e laticínios - sempre foi uma das suspeitas no surgimento da acne. Grande parte dos pesquisadores do tema desconfiava da ação desse nutriente no surgimento das indesejadas espinhas, mas não tinham evidências suficientes de como ele agia para gerar esse efeito. Agora, um estudo americano, publicado na revista Science Translational Medicine, desvendou esse mecanismo.

Segundo a pesquisa, a vitamina altera a atividade metabólica das bactérias da pele, levando-as a secretar um composto inflamatório que resulta na acne. Para chegar a essa explicação, os autores coletaram amostras foliculares da pele do nariz tanto de pessoas com acne na região quanto de indivíduos que não sofrem com o problema, mas receberam suplementos do nutriente.

O grupo analisou o gene microbiano das amostras por meio de um sequenciamento de RNA e descobriu que a B12 alterou a atividade metabólica das bactérias Propionibacterium acnes, presentes na pele, que passaram a liberar o composto inflamatório porfirina. “A via de biossíntese da vitamina B12 na pele alterou a bactéria. Nossa hipótese é que ela modula as atividades da microbiota da pele, o que contribui para o surgimento da acne”, destacam, no estudo, os cientistas da Universidade da Califórnia, liderados por Huiying Li, professora assistente da Faculdade de Farmacologia Molecular da instituição.

Com base nesse resultado, os autores do artigo acreditam que indivíduos que são propensos a ter acne podem se beneficiar caso diminuam o consumo de alimentos ricos em vitamina B12. O trabalho também pode levar a novos medicamentos para tratar o incômodo dermatológico.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA