Barbear rente e sem machucados é possível com boa lâmina e alguns cuidados; veja dicas

Erro muito comum é passar a lâmina na direção contrária ao crescimento dos pelos

por Renata Rusky 23/06/2015 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / HO / FIONA HAMILTON
Barbear-se exige tanto cuidado, atenção e bons instrumentos que muitos homens preferem a assistência profissional de um barbeiro (foto: AFP PHOTO / HO / FIONA HAMILTON )
Apesar de a barba por fazer e a barba bem cheia (o famoso visual de lenhador) estarem na moda, muitos homens raspam o rosto diariamente. Alguns para não revelar falhas nos pelos; outros por preferirem uma aparência clean. Há aqueles que sofrem com a lâmina — se cortam sem querer ou ficam com poros inflamados. Barbear-se exige tanto cuidado e atenção quanto bons instrumentos. Deixar de lado qualquer uma dessas providências é arriscar a pele.

Não é à toa que muitos homens preferem a assistência profissional de um barbeiro. Dono de uma barbearia, Caio Cabral esclarece os procedimentos seguidos pelos funcionários para um barbear menos agressivo: “Nossos barbeiros usam espuma e toalha quente para amolecer os pelos e abrir os poros, antes de tirar a barba. Ao fim, o processo é o contrário. Usam a toalha gelada para fechar os poros, além de produtos pós-barba”. As lâminas descartáveis usadas nesse tipo de estabelecimento também são uma vantagem a mais. Para quem prefere raspar em casa mesmo, Cabral indica o uso diário de cremes que descongestionem e hidratem a epiderme, além de emulsões pós-barba e filtro solar.

Um erro muito comum é passar a lâmina na direção contrária ao crescimento dos pelos, em busca de um corte mais rente. É mito: o que faz diferença é a gilete estar nova e afiada, e ela tende a perder o fio após cinco barbeadas, no máximo.

Dicas para o barbear perfeito

1. Caio Cabral explica que muitos usam a toalha quente antes de barbear. Em casa, experimente barbear-se após o banho, quando os poros estarão abertos.
2. Passe a lâmina na pele o menor número de vezes possível.
3. Use uma mesma lâmina por, no máximo, cinco vezes.
4. Após barbear-se, lavar o rosto com água fria.
5. Não deixe de usar um pós-barba, mas tenha certeza que ele não contém álcool.

Como guardar sua lâmina

1. Tirar todos os pelos da lâmina ao terminar.
2. Não deixá-la em locais úmidos.
3. Secá-la bem após o uso; pode até ser com secador de cabelo.
4. Colocá-la em um copo com álcool. O álcool vai evaporar rápido e deixar a lâmina seca e esterilizada. Alguns, deixam no álcool o tempo todo até usar de novo pra evitar a oxidação provocada pelo contato com o oxigênio do ambiente.