Cigarro é responsável por quase 50% das mortes por 12 tipos de câncer

A maioria das mortes relacionadas ao tabaco foram por câncer de pulmão, dos brônquios e da traqueia

por AFP - Agence France-Presse 16/06/2015 11:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhães/EM/D.A Press
Fumar cigarro continua sendo a causa de um grande número de mortes por câncer (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
O cigarro foi responsável por quase metade das mortes por 12 tipos de câncer em 2011 nos Estados Unidos revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (16/06) pela revista JAMA Internal Medicine. Segundo a pesquisa, 48,5% das quase 346.000 mortes atribuídas a um dos 12 tipos de câncer entre adultos de ao menos 35 anos durante esse período foram fumantes de cigarro.

Nesse grupo, a maioria das mortes relacionadas ao tabaco (74,9% ou 129.799) foram por câncer de pulmão, dos brônquios e da traqueia. Os tumores de laringe representaram 1,7% ou 2.856 casos.

Cerca da metade das mortes por câncer da cavidade bucal, do esôfago e da bexiga também foram resultado do consumo de tabaco, concluíram os investigadores, entre eles Rebecca Siegel, da American Cancer Society em Atlanta, uma das principais autoras da pesquisa.

"Fumar cigarro continua sendo a causa de um grande número de mortes por câncer apesar dos 50 anos da luta anti-tabagista", ressalta o estudo.

Mais de 20 milhões de norte-americanos morreram prematuramente por causa do cigarro nos últimos 50 anos, segundo o último informe do ministério da Saúde dos Estados Unidos publicado este ano.

Apesar dos espetaculares avanços registrados - 18% da população norte-americana ainda fuma na atualidade, contra 42% em 1964 - 443.000 americanos morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA