Em assembleia anual da OMS, chanceler alemã pede ao mundo uma luta contra uso equivocado dos antibióticos

"É um assunto de importância crucial para a humanidade, declarou Angela Merkel

por AFP - Agence France-Presse 18/05/2015 11:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Merkel afirmou que Alemanha já aprovou a aplicação do plano global esboçado pela OMS em abril para enfrentar o problema das crescentes resistências aos antibióticos (foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )
A chanceler alemã Angela Merkel pediu nesta segunda-feira (18/05) a todos os países do mundo que ajudem no combate ao uso equivocado dos antibióticos, que está aumentando a resistência aos tratamentos e transformando doenças que não eram letais em enfermidades mortíferas. "É um assunto de importância crucial para a humanidade", declarou Merkel a diplomatas e especialistas reunidos na assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra.

A chanceler anunciou que a Alemanha já aprovou a aplicação do plano global esboçado pela OMS em abril para enfrentar o problema das crescentes resistências aos antibióticos.

Os serviços de saúde de todo o mundo não atuam de maneira suficiente contra o uso equivocado dos antibióticos, o que aumenta a resistência dos micro-organismos aos medicamentos e provoca mortes por doenças que têm tratamento, advertiu a OMS no mês passado, quando anunciou um programa global de ação para maio.

Merkel também falou sobre a muito criticada resposta da OMS à epidemia de ebola, que infectou quase 26.800 pessoas e matou mais de 11.000, sobretudo no oeste da África. A chefe de Governo da Alemanha recordou o papel chave da agência de saúde da ONU, que foi acusada de reagir muito lentamente aos casos de ebola que começaram a aumentar na Guiné, Libéria e Serra Leoa no primeiro semestre de 2014. Mas opinou que as estruturas descentralizadas da OMS devem ser "mais eficientes" para assegurar uma reação mais rápida na próxima vez.