HQ incentiva doação de medula óssea; lançamento é nesta sexta em BH

15/05/2015 11:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
A jornalista Flávia Freitas perdeu o irmão e uma prima para a leucemia e desde então desenvolve o projeto 'Quinta do Bem' (foto: Divulgação )
Uma história real de luta contra a leucemia é tema de uma revista em quadrinhos que será lançada em Belo Horizonte nesta sexta-feira (15/05). Em quatro páginas, a jornalista mineira Flávia Freitas narra a história da perda do irmão Anderson e da prima Ana Paula para o câncer. Desde então, ela milita pela luta contra a doença com o projeto ‘Quinta do Bem’, campanha que incentiva a doação de medula óssea.

Leia também: Apesar do nome, transplante de medula óssea não é uma cirurgia, mas uma transfusão

O lançamento acontecerá às 17h exclusivamente para meninos e meninas da Casa Acolhida Padre Eustáquio (Cape) - instituição que recebe crianças do interior de Minas Gerais para tratamento contra o câncer na capital mineira. Em formato lúdico e didático, o objetivo é incentivar os leitores ao gesto solidário que pode salvar vidas de quem precisa do transplante. Segundo Flávia Freitas, o público infantojuvenil pode ser um excelente multiplicador da campanha pela doação de medula óssea.

O roteiro escrito pela jornalista teve a revisão da pedagoga Gisele Gomes Olavo, as ilustrações originais da revistinha foram criadas em aquarela pelo artista plástico Renato César Oliveira e a diagramação elaborada pela publicitária Vanessa Avelar.

Os exemplares para o lançamento foram impressos com recursos próprios da escritora e serão entregues gratuitamente para as crianças da Cape. O projeto da jornalista está aberto a parcerias para impressão de mais exemplares, com a finalidade de serem doados para bibliotecas, escolas, instituições de tratamento contra o câncer e outras.

Quinta do Bem: o projeto
Em 1999, Flávia Freitas, jornalista de Belo Horizonte (MG), perdeu o irmão Anderson por causa da leucemia. Em 2012, a prima dela Ana Paula, após muita luta com a leucemia, também faleceu. Durante o tratamento da Ana Paula houve a necessidade de encontrar um doador compatível fora da família, pois nenhum parente era compatível com ela. Para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea, Flávia Freitas criou em 2011 a campanha Quinta do Bem.

A ideia é que mulheres usem lenço na cabeça e homens fita vermelha no braço às quinta-feiras. Para divulgar a ação as pessoas postam as fotos de apoio nas redes sociais. A atriz Drica Moares é uma das apoiadoras da Quinta do Bem.



Lançamento da revista 'A Liga Quinta do Bem'
Sexta-feira, 15 de maio, às 17h
Casa Acolhida Padre Eustáquio
Alameda Ipê Branco, 28 - Bairro São Luiz