Médicos na Polônia realizam complexo transplante de garganta

Paciente de 37 anos vítima de câncer recebeu vários órgãos ao mesmo tempo. Operação durou 17 horas

por AFP - Agence France-Presse 05/05/2015 10:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ANDRZEJ GRYGIEL
O médico Adam Maciejewski (esquerda) e o paciente Michal em entrevista coletiva (foto: ANDRZEJ GRYGIEL)
Médicos da cidade polonesa de Gliwice anunciaram nesta segunda-feira (04/05) ter realizado, com sucesso, um complexo transplante de vários órgãos da garganta e do pescoço, em uma operação rara no mundo.

Os cirurgiões do Centro de Oncologia de Gliwice conseguiram transplantar em um paciente de 37 anos vítima de câncer vários órgãos ao mesmo tempo: laringe, traqueia, faringe, esôfago e tiroides, assim como os músculos e a pela da parte anterior do pescoço.

"Até o momento, apenas duas operações similares haviam sido realizadas no mundo, mas a de Gliwice foi a mais complexa", declarou o chefe da equipe responsável pelo transplante, professor Adam Maciejewski, citado pala agência PAP.

A operação foi realizada no dia 11 de abril e durou 17 horas.

Durante uma entrevista coletiva concedida nesta segunda, o paciente - identificado como Michal - pronunciou algumas palavras: "agradeço a todo mundo por tudo que fizeram".

"Nos surpreendeu a rapidez com a qual voltou a falar", declarou Maciejewski, cuja equipe já havia realizado, com sucesso, um transplante de face em 2013.