Estudo explica por que holandeses são os mais altos do mundo

Uma holandesa mede, em média, cerca de 1,71 metro e um holandês, 1,84 metro

por AFP - Agence France-Presse 08/04/2015 10:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
	Daniel Ferreira/CB/D.A Press
Torcedores holandeses na Copa do Mundo em 2014 (foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Os holandeses são as maiores pessoas da Terra, característica explicada pelas condições ambientais favoráveis%u200B%u200B, mas também por meio da seleção natural - sugere estudo publicado nesta quarta-feira (7/04) pela revista científica britânica Royal Society.  Uma holandesa mede, em média, cerca de 1,71 metro e um holandês, 1,84 metro. Mas nem sempre foi assim. "A Holanda tem uma história notável em relação ao tamanho da sua população", segundo o estudo, que aponta que os holandeses já foram os menores da Europa no século 18, com um tamanho de cerca de 1,65 metro.

Ao longo dos últimos 150 anos, os holandeses tiveram um crescimento de 20 centímetros. A título de comparação, os americanos cresceram seis centímetros no mesmo período. Responsável pelo estudo, Gert Stülp, especialista em saúde da população da London School of Hygiene and Tropical Medicine, lembra que de maneira geral o tamanho é amplamente hereditário. "A superioridade holandesa em tamanho é atribuída a fatores ambientais", diz a pesquisa, citando uma dieta adequada (incluindo o alto consumo de produtos lácteos) e acesso aos serviços de saúde.

Mas o ambiente não explica tudo. "É possível que a seleção natural tenha agido com o contexto ambiental para favorecer a média de altura elevada entre os holandeses", aponta o estudo.

Para entender a ligação entre a seleção natural e o tamanho, os pesquisadores analisaram vários dados (estado civil, número de filhos, idade ao primeiro parto, etc.) a partir de uma amostra de mais de 94.500 pessoas que viveram no norte da Holanda, entre 1935 e 1967.

Nessas três décadas, parece que as pessoas que tiveram mais filhos foram homens e mulheres de tamanho médio mais altos.

Assim, os homens mais férteis (medindo sete centímetros a mais do que o tamanho médio) tiveram 0,24 vezes mais filhos do que homens menos férteis (14 centímetros a menos do que o tamanho médio).

"Como as pessoas maiores são suscetíveis a ter mais filhos que, por sua vez, também serão altos, então o tamanho médio dos descendentes pode ser maior do que o anterior", explicou o pesquisador Gert Stülp, informando que seu estudo não se baseia em análises genéticas por falta de material disponível.