Dicionário sueco incluirá pronome para o gênero neutro

'Hen' é o novo pronome que será adicionado ao idioma em abril. Na língua, existem 'hon' (ela) e 'han' (ele)

por AFP - Agence France-Presse 24/03/2015 11:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
O 'hen' é utilizado para simplificar a estrutura das frases e para fazer referência a uma pessoa sem revelar seu gênero (foto: SXC.hu/Banco de Imagens )
O dicionário oficial da Suécia incluirá a partir de abril um pronome para o gênero neutro, anunciaram editores da Academia Sueca. "Há 13.000 novas palavras. 'Hen' é uma delas", afirmou Sture Berg, um dos editores, em referência ao novo pronome, que será adicionado a "han" (ele) e "hon" (ela). "Para os que usam o pronome, obviamente é um elemento de força que agora esteja incluído no dicionário" disse Berg, antes de recordar que o acréscimo de pronomes aos idiomas é pouco habitual.

A palavra "hen" foi criada nos anos 60, quando "han" (ele) se tornou politicamente incorreta e o uso corrente da língua começou a tentar evitar evitar o termo, mas a palavra não teve o uso generalizado até o início do século XXI, quando uma pequena comunidade transgênero retomou seu uso no país, e o termo voltou a ser utilizado nos últimos anos.

Atualmente é utilizado para simplificar a estrutura das frases e para fazer referência a uma pessoa sem revelar seu gênero, seja porque é desconhecido, porque a pessoa é transgênero ou porque quem fala ou escreve considera supérfluo referir-se ao gênero.

O termo também é utilizado em textos oficiais, legais, assim como na imprensa e em livros, o que provocou a perda de parte de sua conotação inicial de ativismo feminista.

O dicionário da Academia Sueca é atualizado a cada 10 anos. As novas palavras são determinadas por sua relevância e a frequência de uso. A nova edição será lançada em 15 de abril.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA