Planejamento é essencial para fazer a dieta dar certo; veja dicas

Ano novo, dieta nova. Aprenda como aproveitar o início de ano para emagrecer da maneira certa

07/01/2015 13:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Iano Andrade/CB/D.A Press
(foto: Iano Andrade/CB/D.A Press)

Muitas pessoas começam o ano com disposição total para emagrecer e seguem qualquer dieta que aparece pela frente. É a dieta sem glúten, da lua, do chá, das sementes, e as pessoas entram em regimes radicais.

Porém, todo esse esforço nos primeiros dias do ano chega ao fracasso em poucos meses, se não for feito um planejamento adequado. De acordo com a nutricionista do Vigilantes do Peso Michelle Bento, uma das dicas para alcançar o sucesso na perda de peso é estabelecer metas possíveis. “Um dos maiores erros de quem quer emagrecer é desejar um limite exagerado, difícil de alcançar”, destaca.

A especialista indicou algumas formas de manter o foco no processo de emagrecimento desejado:

» O primeiro passo para quem quer adotar uma alimentação saudável é aceitar que precisa de mudança. É preciso focar todos os benefícios que o emagrecimento pode trazer para sua vida. Estar no peso ideal significa mais saúde e mais qualidade de vida.

» Outra dica é escolher um plano alimentar diversificado e fácil de seguir. Coma o que você tem condição de comer e tente se livrar da monotonia. Planeje para que você absorva nutrientes de vários alimentos durante a semana.

» Uma recomendação é anotar tudo o que comer. As anotações contribuem para o monitoramento e avaliação, para indicar se você está no caminho certo ou se precisa modificar alguma coisa.

» Estabelecer mudanças de hábitos é essencial. Caso essa mudança não seja definitiva, as chances de o peso voltar a subir são bem maiores. Para auxiliar nesse processo, é indicado o apoio de outras pessoas. Grupos de reuniões para a perda de peso são recomendados. Há também várias comunidades on-line que trabalham questões de emagrecimento.