Banhos com ervas no último dia do ano para relaxar e atrair energias positivas

Cada planta carrega uma energia e é justamente essa vibração que será transmitida no momento do banho

por Paula Takahashi 31/12/2014 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Daniel Ferreira/CB/D.A Press
(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Chegou a hora de usar todas as alternativas possíveis para atrair energias positivas e começar o novo ano com o pé direito. Se para muitos pode parecer crendice, os banhos temperados com ervas são utilizados há séculos como fonte de bons fluidos. Há opções para relaxar, atrair o amor, aumentar a autoestima ou mesmo para recobrar a energia perdida. Para sentir os resultados, basta estar aberto à experiência. “Mesmo quem não acredita deve testar. Mas tem que ir de cabeça aberta”, aconselha Patrícia Lopes, diretora e terapeuta do SPA Casa do Sol Terapias Ayurvédicas.

Cada planta carrega uma energia e é justamente essa vibração que será transmitida no momento do banho. “A propriedade daquela planta entra em você, mas não apenas nos poros e na pele. Como as ervas têm uma vibração muito pura e vêm com o propósito de cura e harmonização, a pessoa também sente mudar seu temperamento”, explica a xamã e proprietária do Núcleo Corpo e Alma, Durga Shakti.

Cada espécie terá um propósito distinto de acordo com suas características. “Há grupos de ervas que têm a função de descarregar, outras de trazer o amor. O ideal é fazer a combinação entre as espécies que pertencem ao mesmo grupo para obter os efeitos esperados”, explica Patrícia.

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Patrícia Lopes, diretora e terapeuta do SPA Casa do Sol Terapias Ayurvédicas, explica que é preciso estar aberto à experiência para sentir os resultados (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Isso significa que misturar rosa vermelha, reconhecidamente associada ao amor, com espada-de-são-jorge, própria para o descarrego, não vai estimular nem uma coisa nem outra. “Mas qualquer combinação dentro da mesma função dará certo”, garante a terapeuta. Durga lembra que ervas quentes como canela, cravo e gengibre são boas fontes de estímulo. “É possível sentir o corpo aquecer e calor nada mais é do que energia. Essa energia é que trará ânimo”, afirma. Para acalmar, nada melhor do que uma mistura à base de leite e mel. “A pessoa dorme como um anjo.”

Frescas ou desidratadas, as ervas escolhidas surtirão o mesmo efeito. Traçado o objetivo e reconhecidos os ingredientes capazes de alcançá-lo, é hora de colocar tudo em uma panela com cerca de um litro de água e esperar ferver. “Depois é só coar, colocar num recipiente e levar para o chuveiro”, aconselha Patrícia. A primeira fase do banho pode ser como de costume. Finalizado, entra em cena a mistura preparada com antecedência. “A pessoa deve jogar do pescoço para baixo. Enquanto faz isso, o ideal é que mentalize tudo aquilo que busca com aquele banho e não desvie sua cabeça para problemas e outras situações do dia a dia”, orienta.

Encerrado o processo, não enxágue o corpo, para que a essência das ervas continue atuando. Também não é aconselhável enxugar com a toalha, pelo mesmo motivo. “É bom secar naturalmente”, reconhece a terapeuta. Tomar o banho uma vez por semana já é suficiente para manter o equilíbrio das energias.

SAL GROSSO
Para os que já estão planejando um dos banhos mais famosos para afastar o olho-gordo e descarregar as energias negativas, vale um conselho importante. “Esse é um banho poderoso, que retira tanto as más como as boas energias”, afirma Patrícia. Para não ficar sem energia alguma, o ideal é fazer o banho de sal grosso à noite e, pela manhã, tomar outro banho que traga benefícios para o corpo e a alma. “Pode ser um estimulante ou energizante”, aconselha a especialista. Os efeitos prometem ser imediatos, mas como dito, é preciso estar aberto ao momento.

Se a intenção é tomar um dos banhos sugeridos na virada do ano, também é preciso ficar atento às dicas. “Não é interessante fazer isso e depois ir para uma festa beber. O álcool tem esse poder de abrir um canal para a liberação das energias. Por isso, se a pessoa receber os benefícios do banho e depois beber, irá perder o que ganhou”, detalha Patrícia. Diante desse cenário, o correto é deixar o ritual para a manhã do primeiro dia do ano.

INGREDIENTES PARA CADA OCASIÃO
» Prosperidade
Canela em pau, folhas de amoreira, folhas de louro, lentilhas, rosas amarelas, alpiste e folhas de manga

» Amor
Gengibre, rosa vermelha, rosa cor-de-rosa, canela, cravo, noz-moscada, óleo essencial de sândalo e mel

» Autoestima
Anis-estrelado, alfazema, rosa branca, erva-cidreira, manjericão e mel

» Alegria
Erva-doce, alecrim da horta, melissa, cascas de laranja

» Energizante
Casca de laranja, alecrim, gengibre, semente de girassol, canela, guaraná em pó e mel

» Relaxante
Folhas de manjericão, rosas brancas, camomila, melissa, leite de coco, macela

» Descarrego
Alecrim, benjoim, mirra, arruda, guiné, cascas de alho, espada-de-são-jorge, boldo

ESCOLHA SUA RECEITA
» Prosperidade
3 sementes de anis estrelado
21 cravos-da-índia
3 paus de canela
7 folhas de louro
raspas de 1 semente
de noz-moscada
1 colher mel

» Amor
3 rosas vermelhas
1 semente de
noz-moscada
1 colher de mel
10ml de perfume de preferência

» Vitalidade*
1/2 copo de semente de girassol
1/2 copo de grãos de milho
3 unidades de canela em pau
21 unidades de sementes de cravo
2 colheres de mel

» Alegria
3 ramos de alecrim
casca de três laranjas
2 colheres de açúcar

» Energizante
1/2 copo de semente de girassol
3 unidades de canela em pau
1/2 copo de guaraná em pó ou xarope de guaraná
1 dedo de gengibre
1/2 copo de açúcar mascavo

» Descarrego
3 espadas-de-são-jorge
3 ramos de guiné
3 ramos de arruda

* Não tomar à noite, pois pode atrapalhar o sono

Fonte: Patrícia Lopes