Alimentos saudáveis podem perfeitamente ser agregados à ceia; veja opção de cardápio

Uma dica simples é combinar os ingredientes e deixar à vista opções que garantam saciedade e moderar na quantidade

por Revista do CB 16/12/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Pratos saudáveis na composição da mesa (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Exagerar na quantidade das comidas pouco saudáveis no fim do ano é tão certo quanto malhar desesperadamente para entrar em forma até o carnaval — para quem pretende desfilar o corpo na avenida ou na praia. Mas é possível, sim, pensar num plano que funcione como uma espécie de redução de danos: por que não buscar um meio-termo? Entre o zero açúcar e a sobremesa mais gorda do mundo, existe um vasto mundo de possibilidades.

“O ideal é saber escolher o que comer e, principalmente, o quanto comer. A farofa, por exemplo, pode ser trocada por uma salada de grão de bico ou de lentilha, que já é bastante comum nas ceias. Quanto às sobremesas, devemos optar por doces à base de frutas”, sugere a nutricionista Elisa Goulart.

Segundo ela, os grãos são muito benéficos para a saúde e o funcionamento do corpo. Eles contêm fibras e auxiliarão no funcionamento do intestino. Além disso, promovem maior saciedade e evitam aquela vontade de “beliscar”. Carne também não precisa ficar de fora do cardápio. “O peixe é uma excelente opção. O peru também, mas, dependendo da forma de preparo, pode se tornar um prato gorduroso. Para substituir o arroz, existe o cuscuz marroquino”, avalia.

Para quem quer uma festa de fato saudável, há uma série de alimentos preparados especialmente para a ocasião. Salgados integrais, bolos light e até mesmo os chamados “doces fitness”. O tradicional brigadeiro de chocolate pode ser substituído por um brigadeiro de proteína, sem açúcar, glúten, gordura e lactose.

Outra guloseima tradicional do Natal é a rabanada, impregnada de açúcar, gordura e calorias. Pois o chef Flávio Pimentel tratou de criar a “rabanada fitness”. “Ela é assada, sem glúten, sem leite e sem gordura. Mas com sabor. Existem ainda produtos especiais que substituem o sódio, para quem tem problema de pressão”, explica o chef.

Os pratos fitness desenvolvidos por ele podem ser consumidos inclusive por pessoas que tenham restrições alimentares. “A massa é integral, com baixo teor de gordura. Tudo é feito sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Usamos também mel orgânico”, afirma Pimentel. O chef destaca o cuidado para conservar os nutrientes. “Sempre preparo os alimentos em baixa temperatura, para manter a qualidade do produto.”

Uma ceia saudável e com sabor

	Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Aperitivos:
Cremes de ricota temperados
Salgado integral
Pães sem glúten e lactose
Frutas

	Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Sobremesa:
Cheesecake com geleia de morango ou frutas vermelhas
Rabanada light
Brigadeiro de proteína

	Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

	Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Jantar:
Filé pós-marinado
Arroz integral com amêndoas e damasco
Abobrinha com ricota, ameixa e nozes
Canelone de peito de peru, ameixa e damasco
Cuscuz marroquino no lugar do arroz

Para beber:
Sirva jarras de água de coco e suco verde

E a bebida?
Para fugir dos refrigerantes e sucos industrializados, existem bebidas saudáveis. A água de coco e o suco verde podem ser consumidos à vontade durante uma festa. Como nem sempre a melhor opção é a escolhida no caso das festas, prepare-se para recompensar o organismo em caso de exagero. A nutricionista Elisa Goulart explica o procedimento para quem exagerou: “Para desintoxicar, principalmente nos dias seguintes às festas, o melhor é escolher alimentos ricos em fibras e que sejam diuréticos. Por exemplo, suco de abacaxi, água de coco, chá de hortelã, sopa fria, salada”, explica.
Timballo light de frango com verduras