Entenda como a melatonina interfere na qualidade do sono

A melatonina é apontada como o hormônio regulador das horas de descanso. O que se sabe com certeza é que o organismo só a produz no escuro

por Renata Rusky 20/11/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Diversas condições influenciam na qualidade do sono. O ambiente deve proporcionar silêncio, conforto e, principalmente, escuridão. Também é de conhecimento geral que os jovens costumam dormir mais e melhor que pessoas maduras.

A influência dos fatores luz e idade está relacionada à produção do chamado hormônio do sono, a melatonina. A saúde perfeita da glândula que a produz seria suficiente para noites bem dormidas, imagina-se. Isso, porém, não basta. A melatonina só é liberada no escuro. Se permanecermos em ambientes iluminados durante a noite, a produção não é ativada.

Por sua vez, a síntese do hormônio declina com o envelhecimento. Inclusive, alguns especialistas defendem que todo idoso deveria fazer tratamento de reposição. “Do mesmo jeito que se repõe o TSH em casos de hipotiroidismo, a melatonina poderia ser reposta”, explica a neurologista Rosa Hasan, coordenadora do Laboratório do Sono da Faculdade de Medicina do ABC.

Por enquanto, o país não registra medicamentos para distúrbios do sono à base de melatonina, informa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No exterior, porém, eles já são uma realidade. Muitos pacientes brasileiros os importam, uma vez que não há impedimento legal.

Valdo Virgo/CB/D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo/CB/D.A Press)