Equipe multidisciplinar garante acolhimento a paciente com câncer

27/10/2014 05:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhães/EM/D.A Press
Equipe multidisciplinar do Instituto de Oncologia do Hospital Felício Rocho oferece atendimento profissional e humanizado, refletindo no tratamento e bem-estar do paciente (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
No Instituto de Oncologia do Hospital Felício Rocho, uma equipe, liderada por médicos especialistas e integrada por psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, se reveza no acolhimento dos pacientes. “Fazemos um atendimento realmente holístico”, explica a nutricionista Naiara Pedatella.

Os profissionais do Instituto de Oncologia têm a retaguarda do Hospital Felício Rocho, pois contam com a infraestrutura da instituição. O paciente é acompanhado por equipe multidisciplinar que o assiste, integralmente, em suas necessidades.

Nutrição
O contato do paciente com uma equipe multidisciplinar, destaca Naiara Pedatella, dá a ele uma grande dose de confiança no tratamento. No dia a dia do Instituto de Oncologia, os pacientes demonstram ter muitas dúvidas sobre restrições alimentares. É o nutricionista que orienta e esclarece essas dúvidas. “Daí a importância da orientação profissional numa alimentação condizente com a doença e com a baixa imunidade provocada por ela”, assegura a nutricionista.

Farmácia
A farmacêutica Flávia Ferreira ressalta a importância de sua assistência ao paciente como atividade complementar à orientação do médico. “É o farmacêutico quem esclarecerá o paciente sobre, por exemplo, interação medicamentosa, otimização da terapia prescrita e armazenamento e administração do medicamento”, assinala. Sua experiência mostra que o paciente se sente mais predisposto ao tratamento por sentir-se assistido em diferentes aspectos.

Psicologia
No contexto de um tratamento de saúde, é essencial que o emocional não seja negligenciado. A psicóloga Suellen Rodrigues, integrante da equipe do Instituto de Oncologia, lembra que a melhora do paciente é também proporcionada pelo atendimento psicossocial e psicológico que é oferecido a ele e aos seus familiares.

Fonoaudiologia
No Instituto de Oncologia, uma equipe de fonoaudiólogos trabalha com os pacientes, avaliando e tratando distúrbios de deglutição, alteração vocal ou de audição, comuns durante o tratamento do câncer, explica a fonoaudióloga Ana Paula Rocha. “Algumas medicações afetam a audição, o que conseguimos controlar com a fonoaudiologia”, exemplifica.

Fisioterapia
Como parte do apoio do Hospital Felício Rocho aos pacientes do Instituto de Oncologia são disponibilizados serviços de fisioterapia. O tratamento especializado atua tanto na função motora e respiratória, quanto no alívio das dores do paciente, melhorando sua qualidade de vida e diminuindo o tempo de internação, assinala a fisioterapeuta Bianca Adami.