Inmetro proíbe brinquedos com raio laser porque podem causar lesões oculares

Instituto determinou que a potência óptica máxima para fontes de radiação laser presentes em brinquedos seja de 1 miliwatt (mW)

13/10/2014 14:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Van Redin
(foto: Van Redin)
Caso o feixe de luz seja direcionado aos olhos, brinquedos que emitem raios laser podem causar lesões oculares. Por isso, o  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determinou nesta segunda-feira (13) que a potência máxima para fontes de radiação laser presentes em brinquedos seja de 1 miliwatt (mW).

Portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Instituto quer prever esse tipo de acidente. O texto diz que estão proibidas, em todo o território nacional, a fabricação, importação, comercialização, gratuita ou não, de brinquedos que com fonte de radiação laser de potência óptica superior a 1 mW. Os objetos que estiverem fora do novo padrão terão de ser imediatameneser retirados do mercado pelos fabricantes.

O Inmetro afirma que a mudança leva em conta acidentes ocasionados por brinquedos que emitem raio laser no país, a dificuldade em antever possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas nos produtos e normais semelhantes aplicadas em outros países.

(Com informações da Agência Brasil).