Conheça os benefícios da Vitamina C para a beleza

Indústria cosmética investe cada vez mais em produtos à base de vitamina C; antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento

Correio Braziliense 27/09/2014 14:00
SXC.hu/Banco de Imagens
Vitamina C atua na recuperação da pele para um aspecto mais jovem e saudável (foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
A vitamina C tem sido bastante usada nos cosméticos. Os benefícios, segundo especialistas, são vários: estimula a produção de colágeno, combate o envelhecimento e limpa as células. “A vitamina C conta com ácido ascórbico, encontrado nas frutas cítricas e que serve para evitar o envelhecimento, pois desintoxica a pele e ajuda a liberar o organismo das toxinas”, explica a esteticista Gisele Venâncio.

Eficaz na desaceleração do envelhecimento, ela atua na recuperação da pele para um aspecto mais jovem e saudável. E não existe contraindicação. Todos podem usar e abusar desse composto natural. Antes, o limão, por exemplo, era muito usado para reverter a hiperpigmentação. A vitamina C é capaz de interromper a transferência de melanina. Porém, pode causar manchas na pele. O ideal é sempre procurar um profissional antes de iniciar um tratamento para a pele.

Elisabeth Faria, treinadora de uma marca de cosméticos, explica o processo de evolução da vitamina nos produtos. “A vitamina C é um ativo que vem sendo pesquisado há mais de 20 anos. Com o passar dos anos, os avanços e as inovações podem ser vistos em produtos cada vez mais específicos e alinhados à demanda do cliente”, afirma. Ainda segundo Elisabeth, a vitamina é importante no combate à flacidez e pode ser usada em qualquer época do ano.

O produto pode, ainda, combater vários tipos de manchas existentes na pele e, ao mesmo tempo, prevenir a formação de novas marcas. Além disso, funciona como um protetor solar natural, agindo contra os raios ultravioleta e evitando manchas solares. Na alimentação, é importante continuar investindo na vitamina C. Frutas, verduras e até mesmo o famoso suco detox que tem como base o nutriente ajudam no bom funcionamento do corpo.

Benefícios
  • Combate os radicais livres
  • Diminui as linhas finas
  • Reduz as rugas
  • Tem propriedades antioxidantes
  • Estimula a produção natural do colágeno
  • Acelera a esfoliação