Gigantes dos refrigerantes prometem reduzir calorias para combater obesidade

Até 2025, empresas norte-americanas vão reduzir em 20% as calorias das bebidas

AFP 24/09/2014 10:08
Reprodução Internet
(foto: Reprodução Internet)
Gigantes americanas dos refrigerantes prometeram nesta terça-feira trabalhar para reduzir em 20% o consumo de calorias nas bebidas até 2025, em uma campanha para conter os índices de obesidade no país.

Coca-Cola, PepsiCo e Dr. Pepper Snapple devem produzir garrafas menores e comercializar mais água, além de bebidas de baixa caloria, em uma iniciativa destinada a reduzir o consumo de calorias por pessoa.

Elas também concordaram em informar melhor os índices de calorias contidas em cada bebida nas máquinas de refrigerantes, nos freezers e em todos os equipamentos controlados pelas empresas.

Em um evento organizado pela Clinton Global Initiative em Nova York, representantes de cada companhia assinaram uma iniciativa voluntária para promover campanhas com o objetivo de estimular os americanos a consumirem menos bebidas açucaradas.

O objetivo é cortar as calorias das bebidas em 20% por pessoa em uma década.

O compromisso foi lançado no momento em que Coca-Cola, PepsiCo e outras empresas registram vendas apenas estáveis nos Estados Unidos.

A organização Center for Science in the Public Interest, um grupo de defesa do interesse público de Washington, disse que a iniciativa é bem-vinda, mas pediu que as empresas adotem medidas mais ousadas.

"Nós aplaudimos o presidente Clinton por seu esforço", afirmou o grupo em um comunicado. "Mas precisamos de reduções muito maiores e mais rápidas para protegermos adequadamente a saúde da população".