ONU pede um bilhão de dólares para combater o ebola

Instituição estima que 20.000 pessoas estarão infectadas com o vírus até o fim do ano

por AFP - Agence France-Presse 16/09/2014 11:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Denis Balibouse
Valérie Amos: "É um desafio financeiro enorme" (foto: REUTERS/Denis Balibouse)
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta terça-feira (16) em Genebra quase um bilhão de dólares para lutar contra o Ebola na África Ocidental, quase o dobro dos recursos solicitados até o momento. "É um desafio financeiro enorme", afirmou a diretora de operações humanitárias da ONU, Valérie Amos, em uma entrevista coletiva.

A organização calcula que 22,3 milhões de pessoas vivem nas regiões afetadas e precisam de ajuda, segundo um documento publicado nesta terça-feira. A ONU apresenta uma estimativa de que 20.000 pessoas estarão infectadas com o vírus do Ebola até o fim do ano.

"Queremos impedir o total desmoronamento dos sistemas de saúde dos principais países afetados", disse Amos. A epidemia de ebola na África Ocidental matou mais de 2.400 pessoas, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial da Saúde, divulgado em 12 de setembro.

A doença afeta sobretudo Libéria (1.137 mortos), Guiné (557) e Serra Leoa (524). Até o momento não existe nenhum medicamento ou vacina homologada contra o Ebola.