Médico com ebola recebe transfusões de paciente recuperado e apresenta melhora

Especialistas consideram que a presença de anticorpos do ebola no sangue das pessoas que se curaram da doença pode ajudar outros pacientes a combatê-la

por AFP - Agence France-Presse 12/09/2014 12:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Um médico americano que está sendo tratado do vírus Ebola em Nebraska recebeu uma transfusão de sangue de outro médico que já se recuperou da doença, informou nesta sexta-feira o hospital que o trata. Rick Sacra, um missionário cristão de 51 anos, foi infectado por este vírus hemorrágico quando trabalhava como obstetra na Libéria e foi transferido aos Estados Unidos na semana passada para receber tratamento. O doutor recebeu plasma de Kent Brantly (33), outro médico americano que se infectou da doença durante o verão, quando tratava pacientes em Monróvia, e foi curado em um hospital de Atlanta.

AFP PHOTO / SIM/ HANDOUT
Rick Sacra foi infectado por este vírus hemorrágico quando trabalhava como obstetra na Libéria (foto: AFP PHOTO / SIM/ HANDOUT)
Sacra passou de um estado crítico de saúde a melhores condições depois de uma semana de cuidados no Centro Médico de Nebraska, onde foi submetido a transfusões de plasma e a tratamentos experimentais. Phil Smith, diretor da unidade de contenção biológica deste hospital, disse que ainda não se sabe qual dos tratamentos ajudou mais Sacra a melhorar.

"Decidimos que estamos mais interessados em salvar Rick que em tentar fazer um estudo, por isso basicamente administramos nele tudo o que temos acesso", disse Smith a repórteres na quinta-feira. Quando Brantly contraiu esta doença em Monróvia, também recebeu transfusões de sangue de um menino que havia se recuperado deste vírus hemorrágico.

Na semana passada, 200 especialistas da saúde - reunidos em Genebra por dois dias - acordaram que as terapias de transfusão de sangue e soros podem ser utilizadas para combater o Ebola imediatamente, enquanto começam os testes para criar uma vacina.

Os especialistas consideram que a presença de anticorpos do Ebola no sangue das pessoas que se curaram da doença pode ajudar outros pacientes a combatê-la.

Desde o início do ano, a epidemia de febre hemorrágica, a pior desde seu surgimento, em 1976, deixou mais de 2.400 mortos e infectou mais de 5.000 pessoas em Libéria, Serra Leoa e Guiné, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

"Nos países mais atingidos, os números se movem mais rápido que a capacidade para atendê-los", advertiu a diretora da OMS, Margaret Chan, em Genebra.