FDA aprova terapia experimental contra câncer de pele

A instituição Aliança para a Pesquisa do Melanoma classificou a aprovação do medicamento como um 'grande avanço' e ressaltou que 69% dos pacientes tratados com pembrolizumab melhoram depois de um ano

por AFP - Agence France-Presse 05/09/2014 09:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/David McNew
O melanoma, uma forma de tumor muito agressivo nas células responsáveis pela pigmentação da pele, representa cerca de 5% dos novos casos de câncer diagnosticados nos Estados Unidos (foto: REUTERS/David McNew )
A FDA, agência americana que regula o setor de alimentos e remédios, autorizou nesta quinta-feira o uso de uma nova terapia experimental imunológica, empregando uma droga chamada Keytruda para combater o melanoma avançado, um agressivo tipo de câncer de pele. A terapia é voltada para pacientes que não respondem a outros tratamentos. Também conhecida como pembrolizumab, a droga é a sexta inovação nas terapias para combater esse letal câncer de pele a ser autorizada pela FDA desde 2011.

Desenvolvida pela farmacêutica Merck, a Keytruda "é a primeira droga aprovada para bloquear o componente celular chamado PD-1, que impede o sistema imunológico de combater as células cancerígenas", disse a FDA em um comunicado. "A Keytruda pode ser utilizada depois do tratamento com ipilimumab, um tipo de imunoterapia" existente, acrescentou a nota.

O melanoma, uma forma de tumor muito agressivo nas células responsáveis pela pigmentação da pele, representa cerca de 5% dos novos casos de câncer diagnosticados nos Estados Unidos. Todo ano, mais de 76 mil americanos são diagnosticados com câncer de pele, e cerca de 10 mil morrem, acrescentou a FDA.

A instituição Aliança para a Pesquisa do Melanoma classificou a aprovação do medicamento como um "grande avanço" e ressaltou que 69% dos pacientes tratados com pembrolizumab melhoram depois de um ano. "A notícia é extremamente emocionante e demonstra o quão longe se chegou nesse campo nos últimos anos", afirmou a cofundadora e membro da junta da FDA Debra Black. As outras drogas aprovadas pela FDA contra o melanoma incluem ipilimumab (2011), peginterferon alfa-2b (2011), vemurafenib (2011), dabrafenib (2013) e trametinib (2013).

"A Keytruda foi considerada uma terapia inovadora e acelerou a revisão da FDA, porque a evidência clínica preliminar demonstrou que a droga é substancialmente melhor do que as outras terapias", explicou a FDA. Tom Stutz é um dos pacientes que participaram do estudo da droga, desenvolvido na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). "A droga salvou minha vida", afirmou Tom, vítima de um melanoma que se espalhou pelo corpo.