Argentina tem quatro casos suspeitos de febre chikungunya

Não há vacina, nem remédio para tratar o vírus, transmitido geralmente pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus

por AFP - Agence France-Presse 13/08/2014 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O governo argentino anunciou nesta terça-feira que foram detectados no país quatro pacientes suspeito de ter o vírus da febre chikungunya, após terem viajado recentemente para a República Dominicana, e destacou que todos eles gozam de boa saúde e estão isolados. "Foram detectadas na Argentina nas últimas semanas dois casos prováveis de pacientes com vírus chikungunya, com uma primeira confirmação de laboratório e outros dois suspeitos que ainda não passaram pelo laboratório", disse o chefe de gabinete, Jorge Capitanich, em sua coletiva de imprensa habitual.

Segundo o coordenador de ministros, são "casos importados e coincidem em que os quatro são pessoas que viajaram à República Dominicana". Ele disse que "o vírus não circula na Argentina". Os pacientes estão "em bom estado de saúde e recuperando-se em seus lares", segundo um informe do ministério da Saúde, citado por Capitanich.

"Os casos foram detectados a tempo e foram feitos os bloqueios dos focos nas zonas residenciais e o isolamento dos pacientes em suas casas", disse o funcionário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou em julho que a situação epidemiológica da febre chikungunya nas Américas era "grave", quando já superavam os 5.000 doentes.

Não há vacina, nem remédio para tratar o vírus, transmitido geralmente pelos mosquitos "Aedes aegypti" e "Aedes albopictus", duas espécies que também podem hospedar outros vírus, como o da dengue.

A chikungunya - cujos sintomas incluem febre, dores de cabeça, musculares e articulares - não costuma ser fatal, mas pode causar complicações em crianças pequenas, idosos ou pessoas com doenças crônicas.