OMS pode declarar ebola como 'emergência de saúde pública de alcance mundial'

O Comitê de Emergências da Organização Mundial da Saúde organiza nesta quarta e quinta-feira uma reunião sobre a epidemia de febre hemorrágica, que já matou 932 pessoas

por AFP - Agence France-Presse 06/08/2014 10:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

REUTERS/WHO/Tarik Jasarevic/
Voluntários se preparam para a remoção de corpos de vítima do ebola: epidemia já matou 932 pessoas (foto: REUTERS/WHO/Tarik Jasarevic/)
O Comitê de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza nesta quarta-feira e quinta-feira uma reunião sobre a epidemia de febre hemorrágica do ebola para decidir se o problema representa uma "emergência de saúde pública de alcance mundial". O comitê anunciará a conclusão na manhã de sexta-feira.

 

Leia também: Unidades de saúde de MG se preparam para identificar portadores do Ebola

 

Uma emergência de saúde pública de alcance mundial é definida como um "evento extraordinário suscetível de representar um risco de saúde pública para outros Estados, com a expansão da doença a nível internacional e que requer potencialmente uma resposta coordenada no âmbito internacional", afirma um comunicado da OMS, que tem sede em Genebra.

O comitê, que se reúne pela primeira vez para abordar a questão do vírus ebola, inclui especialistas internacionais e representantes dos países afetados que darão uma opinião técnica à diretora-geral da OMS, Margaret Chan. O comitê pode recomendar medidas provisórias para conter a expansão da doença.

A epidemia de febre hemorrágica Ebola matou 932 pessoas na África, segundo um novo balanço divulgado nesta quarta-feira. Este balanço estabelecido em 4 de agosto também indica o registro de 1.711 casos em quatro países, Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

Nesta quarta-feira, o governo nigeriano anunciou um novo balanço de sete casos e dois mortos. A Arábia Saudita anunciou nesta quarta-feira a morte de um saudita com sintomas de ebola. A OMS ainda não recomenda a adoção de nenhuma restrição às viagens ou negócios comerciais com Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria com base nas informações disponíveis sobre a epidemia.

O vírus do ebola se manifesta, entre outras maneira, por hemorragias, vômitos ou diarreias. A taxa de mortalidade oscila entre 25% e 90% e não existe vacina homologada. O contágio acontece por contato direto com o sangue, líquidos biológicos ou tecidos de pessoas ou animais infectados.