BH vai sediar eventos na Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com o tema 'Amamentação: uma vitória para toda vida', a semana chama atenção para os benefícios em longo prazo para as crianças e as mães

01/08/2014 08:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
OMS recomenda aleitamento materno até 2 anos ou mais. No Brasil, média é de 11 meses (foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto, é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento saudável das crianças. O slogan 'Amamentação: uma vitória para toda vida', tema de 2014, mostra que os benefícios se estendem por toda a vida, tanto para a criança quanto para a mãe.

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) participará de Campanha de Aleitamento Materno no Parque das Mangabeiras neste sábado (2) de 10h as 12h. O objetivo é mobilizar a população sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para os profissionais da saúde, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) organiza X Jornada Mineira de Atualização em Amamentação acontece em 22 e 23 de agosto no Auditório do Hotel Financial, Centro de Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Outras informações no site da SMP (www.smp.org.br) e pelo telefone (31) 3224-0857.

Veja os temas das palestras:

SEXTA-FEIRA

  • 8h15: “Amamentação: um ganho para toda a vida” – Luciano Borges Santiago (Pediatra – Prof. UFTM/UNIUBE)
  • 9h às 10h: “Programação Metabólica Fetal e Neonatal” – Joel Alves Lamounier (Pediatra – Prof. UFSJ)
  • 10h20 às 11h10: “Fisiologia da Lactação: Aspectos Práticos” – Suzana Lopes de Melo (Enfermeira especialista em Aleitamento Materno - Uberaba)
  • 11h10 às12h10: “Respiração Bucal e Amamentação” – Pedro Pileggi Vinha (Odontologista especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial)
  • 14h às15h30: Mesa redonda: “Controvérsias em amamentação
  • 15h30 às 16h30: “Boas Práticas no Parto e Aleitamento Materno” – Edson Borges (Obstetra, Hosp. Sofia Feldman/BH – Consultor Rede Cegonha MS)
  • 17h15 às 18h15: “Casos Clínicos em Situações Especiais” – Vânia Olivetti Steffen Abdalla (Neonatologista - Profa. UFU)

SÁBADO

  • 8h às 9h: “Rede Cegonha como Instrumento de Proteção ao Aleitamento Materno” – Nanci Gusmão (Pediatra – Referência Técnica da Comissão Perinatal SUSBH)
  • 9h às 10h: “Como Manter o Aleitamento Materno até os Dois Anos com a Mulher no Mercado de Trabalho?” – Roberto Gomes Chaves (Pediatra - Prof. Universidade de Itaúna)
  • 10h20 às 11h15: “Sexualidade e Aleitamento Materno” – Aline Melo de Aguiar (Psicóloga – Educadora Perinatal)
  • 11h15 às 12h30: Mesa Redonda: “Casos Clínicos – Manejo do Aleitamento Materno nas primeiras 24 a 48 horas