Esteira pode ser opção para quem não gosta de academia

Correr em um equipamento adequado gera um impacto menor para as articulações dos joelhos e quadris, proporcionando o mesmo trabalho muscular

por Estado de Minas 21/07/2014 16:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Movement / Divulgação
Equipamentos mais leves são ideais para quem prefere o ritmo de caminhada. Para quem gosta de correr, o ideal é adquirir um modelo mais robusto, que resistirá ao impacto (foto: Movement / Divulgação)
Está sem tempo ou ânimo para frequentar diariamente a academia? Uma boa alternativa é comprar uma esteira para queimar calorias em casa. Correr em um equipamento adequado gera um impacto menor para as articulações dos joelhos e quadris, proporcionando o mesmo trabalho muscular, com maior controle da postura e estabilidade. Para ajudar você a escolher o modelo de esteira ideal, o supervisor de marketing da Movement, Marco Corradi, lembra quais são os cuidados antes de decidir ter uma esteira em casa. Lembre-se de que os equipamentos mais leves são ideais para quem prefere o ritmo de caminhada. Para quem gosta de correr, o ideal é adquirir um modelo mais robusto, que resistirá ao impacto.

» Consulte seu médico. Se você está começando a se exercitar agora, o mais recomendável é que procure o seu médico para uma avaliação. Assim, você terá uma orientação segura sobre a frequência e intensidade dos movimentos que deve executar para manter seu corpo em forma sem prejudicar a saúde.

» Alimente-se bem antes dos exercícios matinais. Não é porque você começou a correr para ficar em forma que deve passar fome. Ficar sem comer antes de malhar pode ter efeitos bem indesejáveis, causando desmaios ou demais problemas de saúde.

» Hidrate-se. Não se esqueça de beber água antes e depois do exercício. Mantenha sempre um squeeze de água ou isotônico por perto.

» Use roupas confortáveis e apropriadas. Escolha um tênis com o mesmo cuidado dos corredores de rua – ele deve absorver o impacto, oferecer a aderência adequada e não machucar os pés. Use roupas de ginástica sob medida, com tecidos que permitam a transpiração e não ofereçam riscos de queda.

» Mantenha uma velocidade confortável. Não adianta colocar uma velocidade alta no equipamento em seu primeiro dia de exercícios. Isso irá fazer mal ao seu corpo, forçando-o desnecessariamente e comprometendo a atividade, além da possibilidade de lesões musculares. Configure seu equipamento para uma velocidade que permita um ritmo contínuo sem desgastar muito o corpo.

» Observe a postura. Um espelho é sempre útil, mas não é fundamental. Preste atenção na posição do seu corpo e nos músculos que estão sendo trabalhados, mantendo a postura sempre ereta. Isso garante a eficiência do exercício, fazendo com que as partes corretas do corpo sejam trabalhadas.