Novartis conclui acordo com Google sobre lentes de contato inteligentes

Produto terá fins médicos e pode levar a maior compreensão de várias doenças oculares

por AFP 15/07/2014 10:53

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O laboratório farmacêutico suíço Novartis anunciou nesta terça-feira que sua filial dedicada à oftalmologia concluiu um acordo de licença com o grupo americano Google sobre a tecnologia de lentes de contato inteligentes com fins médicos. O acordo entre a Alcon, a filial da Novartis, e o grupo americano pode revolucionar o atendimento médico ocular, afirma a empresa suíça em um comunicado.

A ideia é combinar os avanços tecnológicos do Google de miniaturização de aparelhos eletrônicos com a experiência da Novartis no setor farmacêutico e nos aparelhos médicos. "Estamos desejosos de trabalhar com Google para combinar a tecnologia avançada deles e nossos amplos conhecimentos em biologia para responder a necessidades médicas não supridas", declarou Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.

Jiménez destacou que o acordo é um passo importante para compreender as doenças além dos limites da medicina tradicional. "Nosso sonho é utilizar a tecnologia de ponta de miniaturização da eletrônica para ajudar a melhorar as vidas de milhões de pessoas", declarou Sergey Brin, um dos cofundadores do Google, segundo o comunicado.

O interesse da Novartis nesta tecnologia está concentrado em dois segmentos, segundo o grupo. Em primeiro lugar poderia ajudar os pacientes diabéticos a controlar a doença, permitindo a medição contínua dos níveis de glicose com uma lente de contato inteligente, criada para medir o nível de fluido lacrimal no olho e conectá-lo a um aparelho médico com conexão sem fio. O segundo seria um auxílio para as pessoas com presbiopia que não podem ler sem óculos.

O acordo entre Alcon e Google ainda deve ser aprovado pelas autoridades de concorrência.