Cabelos sentem a chegada do inverno; saiba como amenizar o efeito arrepiado do frizz

Para cuidar das madeixas durante a temporada, alguns cuidados são essenciais e permitem que os fios fiquem hidratados e controlados

por Estado de Minas 12/07/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Clima mais seco e com pouca umidade favorece a desidratação dos fios (foto: sxc.hu)
Os fios estão mais arrepiados que o normal? Pode saber que o seu cabelo sentiu a chegada do inverno. Em dias de baixas temperaturas, os fios costumam ficar mais rebeldes e com o temido frizz.

Para cuidar das madeixas durante a temporada de frio, alguns cuidados são essenciais e permitem que os fios arrepiados fiquem hidratados e controlados.

A seguir, a coordenadora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Rosemeire de Oliveira, tira dúvidas básicas sobre o frizz.

» Por que os fios costumam ficar mais rebeldes no inverno?
O clima mais seco e com pouca umidade favorece a desidratação dos fios. Além disso, o uso frequente de secador e chapinha contribui ainda mais para o ressecamento.

» Quais são os tipos de cabelos mais propensos a ter frizz no inverno?
Cabelos porosos, desidratados e secos. Por isso, é importante cuidar bem dos fios antes da chegada do frio para que os cabelos estejam preparados para o vento e a umidade.

» Como tratar o frizz?
Umedeça sempre que possível os fios e hidrate-os com frequência. Os produtos devem ser apropriados para o seu tipo de cabelo, porque senão aumentam as chances de frizz.

» Quais são os produtos mais indicados?
Principalmente os que não contenham álcool. Abuse dos cremes para pentear e condicionadores que hidratam o cabelo, como leaving, sérum, cremes antifrizz e finalizadores.

» Como deixar o cabelo mais hidratado e bonito no inverno?
Aumente o espaço de lavagem. Se você costuma lavar os fios todos os dias, diminua a frequência para três vezes por semana. Seque os cabelos apenas com as toalhas e deixe o restante secar naturalmente.

» A maneira de pentear o cabelo influencia no frizz?
É importante usar objetos que inibem o aumento do frizz. Substitua as escovas por pentes com dentes largos e de metal. Se o uso da escova for indispensável, escolha a de cerdas naturais com pelo de javali.

» Qual é o melhor tipo de secador?
Opte por secadores modernos, principalmente aqueles que contribuem para dar brilho ao cabelo e diminuem o indesejado frizz. O iônico, por exemplo, é um deles.