Síndrome do olho seco é marcada por irritação, coceira e baixo nível de lubrificação

Doença da superfície ocular é causada por diferentes formas de desequilíbrio na fisiologia e defesas externas do olho, produzindo um filme lacrimal instável quando o olho está aberto

por Lilian Monteiro 06/07/2014 08:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
EM/DA.Press
Clique para ampliar e saber mais sobre a lágrima (foto: EM/DA.Press)
O inverno está aí e a maioria se preocupa com as doenças respiratórias, bem comuns nesta época do ano. Baixa umidade do ar, concentração de poluentes e clima seco levam a quadros de gripe, resfriado, amigdalite, etc. Todos ficam atentos a tais enfermidades e muitos se esquecem dos olhos, que também sofrem com a temperatura em queda. Na quinta-feira, 10, é comemorado o Dia da Saúde Ocular, data que ajuda a reforçar a importância dos cuidados com os olhos. Entre os inúmeros problemas e preocupações que afetam a visão está a síndrome do olho seco – patologia da superfície ocular causada por diferentes formas de desequilíbrio na fisiologia e defesas externas do olho, produzindo um filme lacrimal instável quando o olho está aberto –, que pode piorar nesse período do ano.

“Há uma mudança na alteração da superfície ocular e o paciente começa a ter desconforto”, destaca a médica, especialista e doutora em oftalmologia Márcia Reis Guimarães, mestre em biologia molecular pela Universidade de Paris VI e chefe do Departamento da Qualidade de Visão e Visão de Cores do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. Ela explica que os casos de síndrome do olho seco estão aumentando por causa do uso de computadores, já que as pessoas piscam menos por estarem mais concentradas e mantendo uma fixação prolongada. No olho normal, “um filme lacrimal ‘dura’ cerca de sete segundos e depois disso começa a haver a evaporação, formando ilhas de quebra na lágrima que devem ser recobertas pela renovação do filme lacrimal”.

A médica conta que nós piscamos 15 vezes por minuto, em média e no computador essa relação cai para cinco piscadas por minuto, o que é muito pouco. Antes, lembra a oftalmologista, a síndrome acometia 40% dos homens e 60% das mulheres, “mas os casos só têm aumentado na população masculina. Aliás, de 15% a 18% da população mundial tem olho seco, e a menor incidência (10% a 12%) está nos países nórdicos pelo alto consumo de peixe, por causa do ômega 3”. “O olho resseca, pisca e busca a lágrima para recobri-lo e refazer esse filme. Se não houver um piscar adequado, a lágrima, responsável pela manutenção do filme lacrimal, não se espalha pela superfície ocular e o olho fica seco”, acrescenta Márcia.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A oftalmologista Márcia Guimarães explica que os olhos produzem um filme lacrimal a cada sete segundos, composto por substâncias protetoras (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A síndrome do olho seco é mais frequente na população a partir de 50 anos, tendo seu auge nas pessoas que têm entre 65 e 75 anos. Além da idade, a doença ocorre pela poluição ambiental crescente e medicamentos que interferem na produção e qualidade da lágrima, como é o caso da isotretinoína, prescrita para casos de acne severa em adolescentes. “O efeito colateral desse remédio é o olho seco, observado também com o uso de alguns antidepressivos e mesmo em casos de pós-operatório da cirurgia refrativa, que causam alteração temporária na qualidade do filme lacrimal.”

Mulheres depois da menopausa, por questão hormonal (principalmente pela queda do estrógeno), são mais suscetíveis. A lista não para por aí. A médica alerta ainda sobre a conjuntivite crônica alérgica: 36% dos pacientes poderão apresentar olho seco. Casos de doenças reumáticas, artrite reumatoide, tireoidite e tabagismo também acarretam alterações na glândula lacrimal. “A blefarite (inflamação das pálpebras) também pode causar olho seco por causa da alteração das glândulas que participam da formação do filme lacrimal”, informa.

Problema interfere na qualidade de vida 

 

Pessoas diagnosticadas com a síndrome do olho seco sofrem. Imagina lidar diariamente com coceira, olho vermelho, sensação de areia ou corpo estranho nos olhos, lacrimejamento excessivo e intolerância a lente de contato. “É muito desconfortável. Como o filme lacrimal não é de boa qualidade, a lágrima não é sadia. A pessoa começa a piscar mais, há interferência no filme lacrimal, mais muco e secreção no olho.” A médica alerta que “nosso olho tem 300 vezes mais sensibilidade do que a pele e com o olho seco tudo dói e incomoda. E num ambiente com ar-condicionado, então, ao longo do dia, o quadro só piora”, explica Márcia Guimarães.

A síndrome do olho seco altera ainda outros aspectos da qualidade de vida. “Nada menos que 32% das pessoas vão ter dificuldade de dirigir à noite, a visão fica embaçada para leitura e 18% não conseguem ver TV por muito tempo (fotofobia). E o quadro só piora ao longo do dia”. O tratamento, destaca Márcia Guimarães, começa depois de uma avaliação da quantidade e qualidade do filme lacrimal e de testes como Rosa Bengala, Schirmer, quando é observado se o olho tem alguma alteração e a quantidade de secreção da lágrima, e o Break-up Time, que é o tempo que o filme fica intacto antes de começar a evaporar (de seis a oito segundos) ou se quebra perdendo a integridade superficial. “O hábito do paciente tem de ser observado. É possível compensar o desconforto com melhora da alimentação, com mais ômega 3 (óleo de linhaça), por exemplo, e a reposição da lágrima com lubrificantes oculares (mais aquoso no início e denso na fase aguda). Cuidar da umidade do ambiente, usar óculos escuros mais fechados nas laterais (com lentes de qualidade) e, se preciso, preservar as lágrimas existentes, colocando um oclusor no ponto lacrimal para que ela não seja drenada tão rapidamente”, descreve a médica.

A lágrima é fundamental para os olhos, sendo produzida e drenada o tempo todo. É sugada para dentro do ponto lacrimal e escoa para o fundo da garganta (laringe). “Se chorar demais, ela escorre, mas é renovada o dia inteiro. A lágrima tem várias características que a tornam bactericida. Até brinco com meus pacientes que, se estiver com um machucado e não puder fazer nada, vale chorar em cima dele, já que lágrima têm enzimas, imunoglobulinas e antissépticos”, acrescenta a oftalmologista.