Pressionado por campanha, Facebook muda política em relação a fotos de amamentação

Rede social confirmou mudanças após mobilização de usuárias que incentivam amamentação e promovem uma nova visão sobre o corpo da mulher

por Letícia Orlandi 17/06/2014 11:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução / Facebook / doublethink.us.com/paala/
Paala Secor é uma mãe engajada em campanhas para mudar a visão sobre a exposição do corpo feminino e a hiperssexualização das mamas na sociedade ocidental (foto: Reprodução / Facebook / doublethink.us.com/paala/)
No último mês de março, o Saúde Plena trouxe a matéria 'Mãe é chamada de vagabunda por amamentar o filho em público. E você, se sente incomodado(a) com esse direito básico?', com depoimentos de mulheres que passaram por constrangimentos e assédio durante a amamentação. De lá para cá, a mobilização materna em torno de uma nova visão em relação ao corpo feminino só cresceu, tanto no Brasil quanto em outros países. Na última semana, a blogueira norte-americana Paala Secor deu o 'golpe de misericórdia' na política de privacidade do Facebook, que até recentemente retirava sumariamente fotos em que havia exposição de mamilos.

Depois que a rede social anunciou uma revisão nas regras, Paala publicou uma foto em que amamenta uma das filhas e deixa o outro mamilo exposto. Na legenda, a mãe de três crianças usou a hashtag #FreeTheNipple (liberte o mamilo, em tradução livre) e provoca: 'vocês dizem que agora não vão mais retirar fotos das mães que aparecem amamentando e expõem os mamilos, então eu desafio: mantenham essa imagem e vamos ver a repercussão”. A foto teve mais de 7.600 curtidas e 2.300 compartilhamentos.

O detalhe é que ela chegou a ser retirada no dia seguinte à postagem. A blogueira recebeu um aviso de que sua conta poderia ser deletada. Mas a imagem retornou rapidamente, sem a necessidade da intervenção de Paala, e com um pedido de desculpas. "Esperamos que esta nova política ajude a reduzir o estigma relacionado às imagens de amamentação", disse a blogueira em entrevista ao The Independent.

Na enquete realizada pelo Saúde Plena, a pergunta "A amamentação em público deve ser restrita?” recebeu 111 respostas, sendo 91 (81%) para o "não, é um ato natural. A amamentação exclusiva é recomendada até os seis meses do bebê e a mãe tem o direito de ir e vir". Foram 14 votos (12%) para o "sim. Custa cobrir o seio com um paninho?". E 6 (5%) leitores escolheram "sim. Lugar público não é adequado para amamentação, tanto pelo bem estar da criança quanto pela exposição da mulher".

Reprodução / Facebook / doublethink.us.com/paala/
Com esta foto, Paala provocou a rede social e suas novas regras. A imagem chegou a ser retirada temporariamente, mas foi 'devolvida' com um pedido de desculpas (foto: Reprodução / Facebook / doublethink.us.com/paala/)
As regras oficiais de publicação do Facebook nunca proibiram explicitamente imagens de amamentação, mas elas eram retiradas pelos moderadores de conteúdo, após denúncias e rastreamento. Em seus novos padrões de comunidade, a rede social mantém a rigidez em relação a conteúdo pornográfico, mas faz uma exceção clara: 'conteúdo de importância pessoal, a exemplo de uma escultura, como o Davi de Michelangelo, ou ainda fotos familiares em que aparece a amamentação de uma criança'.

Os administradores reforçaram ainda que a denúncia não garante que o material será removido.”É possível que algo possa ser desagradável ou perturbador sem atender ao critério de remoção ou bloqueio. (...)A possibilidade de o usuário controlar o que é exibido na sua própria timeline também é uma forma eficiente de proteção”, lembrou o comunicado. A rede social já recebeu inúmeras críticas em relação aos critérios utilizados para bloqueio, como no caso de um vídeo em que uma mulher era morta e decapitada, supostamente no México, divulgado em 2013. Em princípio, o Facebook recusou-se a retirar as imagens, porque "embora o vídeo seja chocante, nossa postura está fundamentada na preservação dos direitos das pessoas de descrever, representar e comentar sobre o mundo em que vivem". O descontentamento foi tanto que até o primeiro ministro britânico David Cameron se pronunciou; e o conteúdo foi bloqueado.

A campanha #FreeTheNipple não se restringe à amamentação e inclui reivindicações como o direito de a mulher fazer topless e exibir os seios em contextos como o da Marcha das Vadias. As novas definições não citam esses exemplos e mantêm as expectativas de ativistas dos direitos da mulher e de profissionais que realizam a cobertura dos eventos. Dezenas de veículos de comunicação, a exemplo do próprio Portal Uai, tiveram imagens removidas e as páginas nas redes sociais temporariamente suspensas após a divulgação de registros fotojornalísticos da manifestação, cuja última edição foi realizada no Brasil no dia 24 de maio.

Leia também: a moda da selfie já foi longe demais?

Realidade compartilhada
A censura à exposição da mama durante a amamentação é uma realidade que une vários países ocidentais. Mães inglesas, brasileiras e norte-americanas têm histórias semelhantes. A própria Paala Secor recebeu, na foto em que desafia o Facebook, comentários contrários à sua postura. Algumas frases que aparecem nos comentários: “você tem que entender que nem todos são obrigados a ver isso” e “essa é uma maneira ridícula de provar um ponto. A amamentação é um momento de intimidade e não deve ser compartilhada com o mundo”.

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O registro do fotojornalista dos Diários Associados Gladyston Rodrigues, feito na última Marcha das Vadias de Belo Horizonte: imagem foi retirada pelo Facebook e página foi temporariamente suspensa (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Esse argumento da intimidade aparece também na forma de propostas de 'locais reservados para amamentação'. Uma campanha iniciada por estudantes da Universidade do Texas (EUA) critica a 'necessidade' de a mulher se esconder para amamentar. 'Mesa para dois', 'Jantar particular' e 'Bom apetite' são as legendas que aparecem nas fotos de mães alimentando os filhos em cabines de banheiros públicos (veja abaixo).

Apesar de existirem leis em 45 estados norte-americanos para garantir o direito de amamentar em público, ainda não há meios para que a mulher processe a instituição ou pessoa que assediar ou constranger.

Karlesha Thurman, estudante e mãe de 25 anos, sabe bem o que é isso. Ela postou uma foto em que amamenta a filha durante a cerimônia de formatura na California State University, foi xingada e hostilizada. Os comentários saíram das redes sociais e foram feitos por âncoras de TV e celebridades. “Não, eu não quero ver isso, nem na Starbucks (cafeteria) ou em qualquer outro local público”, disse a comediante Wendy Williams, que já posou nua para apoiar a causa da organização de defesa dos animais PETA. As declarações motivaram uma série de 'mamaços' em várias cidades americanas, para apoiar Karlesha e exigir retratação. Clique aqui para saber mais e entender como está a discussão no Brasil.

Divulgação
Campanha criada por estudantes da Universidade do Texas critica a visão de que a mulher deve se 'esconder' para amamentar (foto: Divulgação)