Entenda as mudanças que acontecem no corpo durante o sexo

Alterações físicas são provocadas por estímulos químicos e emocionais. Diferentes hormônios são produzidos para garantir o clímax e o relaxamento

por Gláucia Chaves 10/06/2014 08:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jantar, flores, bombons, presentes, viagens ou qualquer outra forma de comemorar o Dia dos Namorados provavelmente também envolverão outra atividade: sexo. Durante o ato sexual, o corpo passa por algumas mudanças temporárias, como a liberação de endorfinas, a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Pensamentos, expectativas e até o humor também interferem na libido e no desempenho na cama. De acordo com Jurandir Passos, ginecologista do laboratório Exame, a excitação pode acontecer de maneira mecânica, por meio do toque, ou de forma emocional. “Se a pessoa olha ou relembra uma questão erótica, há liberação de hormônios e também acontecem estímulos nervosos”, detalha o médico.

Além disso, embora a testosterona seja associada apenas aos homens, Jurandir Passos explica que, naturalmente, a mulher também tem esse hormônio na circulação. Ele é o principal hormônio relacionado à libido, tanto deles quanto delas.

Há, no entanto, uma série de outras substâncias coadjuvantes, mas não menos importantes, que interferem nas mudanças que acontecem no corpo durante esses prazerosos momentos a dois.

Valdo Virgo e Anderson Araujo / CB / DAPress
Clique para ampliar e saber mais sobre as mudanças físicas do corpo durante o sexo (foto: Valdo Virgo e Anderson Araujo / CB / DAPress)