Informação ruim afeta tratamento do câncer, diz oncologista que lança livro com Drauzio Varella

Fernando Cotait Maluf lança, ao lado de Varella e Antonio Carlos Buzaid, o livro 'Vencer o Câncer', que traz informações sobre prevenção, tratamento e direitos do paciente

por Agência Estado 21/05/2014 10:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O chefe do setor de oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o oncologista Fernando Cotait Maluf acredita que um paciente munido de informação precisa e de qualidade tem mais condições de enfrentar o câncer adequadamente. Ao lado dos colegas Antonio Carlos Buzaid e Drauzio Varella, o especialista lança nesta quarta-feira, 21, o livro Vencer o Câncer, que traz informações sobre prevenção, tratamento e direitos do paciente.

Maluf afirma que "a busca de informações na internet é comum, mas também errática. Primeiro, porque o termo procurado na internet não é o termo correto.

Segundo, porque, mesmo sendo o termo correto, na internet vem uma série de informações, de situações que não são parecidas. O paciente acaba lendo uma informação de um prognóstico terrível, de tratamentos complexos, quando isso não é aplicado à situação dele. O terceiro ponto é que a internet não tem filtro. A ideia foi criar um livro e um portal para melhorar a qualidade da informação na área de oncologia."

Para o médico, uma informação errada pode prejudicar o tratamento de várias maneiras. "Primeiro, ao causar algum grau de angústia ou depressão. A segunda maneira é que talvez deixe aquela pessoa menos aderente a potenciais tratamentos benéficos, ou seja, a pessoa enxerga aqueles tratamentos como não efetivos ou exagerados, de acordo com o que ela leu."