Escolher o desenho certo da sobrancelha define a expressão; veja o que melhor encaixa ao formato do seu rosto

Sobrancelha bem feita faz a mágica de rejuvenescer, assim como dá ao rosto um traço triste ou iluminado

por Lilian Monteiro 20/05/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Muitas vezes a mulher passa a impressão de ser agressiva, estar zangada ou triste sem saber o motivo. A explicação pode estar no desenho da sobrancelha. Muitas esquecem que o desenho do arco, volume ou comprimento determinam a harmonia do rosto. Messi Júnior, visagista, cabeleireiro, maquiador e diretor da Noratti e Messi Hair and Make-up Academy, explica que o design de sobrancelha é fundamental na estética facial. O certo é que fios desalinhados derrubam qualquer visual, até dos homens. Por isso, apesar de ser uma preocupação da rotina delas, há muitas dúvidas e inseguranças no dia a dia.

Simone Porto/Divulgação
Na foto, trabalho do designer de sobrancelha Messi Junior, do Noratti e Messi Hair and Make-up Academy (foto: Simone Porto/Divulgação )
“A sobrancelha é considerada a moldura dos olhos. Dependendo da expressão, é possível fazer um design para cada formato de rosto com a técnica do visagismo personalizado. Se a pessoa tem o ar mais sério, cara brava ou olhar fechado, é possível suavizá-lo. Trabalhar na proporção.” Messi enfatiza que o designer de sobrancelhas não segue a moda ou tendências. “A preocupação do designer é com a harmonia do rosto.”

Messi lembra que, além da técnica, há artifícios para melhorar a imagem. “De tanto pinçar ou depilar, a sobrancelha não cresce mais ou fica com falhas. Então, podemos usar henna ou tintura própria, com menos oxidação. Assim, é possível disfarçar e deixar o formato mais agradável, até ela encorpar.” Se precisar de uma saída definitiva, a escolha é a micropigmentação, espécie de tatuagem da sobrancelha. Na outra ponta da correção, está a correção temporária da maquiagem. “É quando usamos lápis ou sombra de acordo com o tom de cabelo. O correto é um a dois tons mais escuros que a raiz.”

O visagista enfatiza que desenho de sobrancelha é individualizado. “Se ela for grossa num rosto delicado, o resultado não é bom, porque será expressiva demais, forte e vai chamar mais a atenção e tirar a beleza. Não vai estar em harmonia.” Messi ensina que o semblante bravo é sinônimo de sobrancelha fechada e grossa no canto interno. A triste tem o desenho “caído”, quando tira demais ou alonga demais. E a assustada vai ter o formato bem arqueado.

É importante dar tempo para os pelos da sobrancelha crescerem. Messi explica que o crescimento é diferente para cada pessoa. “O ideal é aguardar, no mínimo, 20 dias para o bulbo capilar se recuperar. No entanto, vale seguir a assiduidade, se o profissional for competente. Se não, só vai piorar.” Ele destaca que sobrancelha mal feita, errada ou com excesso de pelos salta aos olhos. Todos percebem e joga por terra qualquer estilo. “Além da sensação de rosto ‘sujo’, atrapalha a maquiagem. Não fica bacana, principalmente na hora de passar a sombra clara para iluminar o rosto.”

MASSAGEM Messi avisa que há diferenças entre fazer a sobrancelha com pinça, cera ou linha, a chamada depilação egípcia. “A mais recomendada é a com linha, porque não causa dano à pele. Evita a flacidez e o escurecimento, além de massagear ao retirar o pelo pela raiz. No entanto, com linha não é possível fazer o design adequado, o desenho correto. Por isso, o acabamento tem de ser com a pinça. Evite a cera quente.”

Última dica. Se você é daquelas que não conseguem evitar pinçar algum pelo, anote duas regras básicas para que não detone o desenho da sua sobrancelha. “Com lápis ou pincel, marque o fim da sobrancelha formando um ângulo de 30 graus com a narina. Para saber onde começa o ponto mais alto, marque a pupila e arqueie a sobrancelha”, recomenda Messi.

Centro das Sobrancelhas/Divulgação
Aperfeiçoamento da técnica fio a fio 3D permite um leve efeito de relevo (foto: Centro das Sobrancelhas/Divulgação )
O antes e o depois
Tete Bahia, visagista facial e diretora técnica do Centro das Sobrancelhas, em São Paulo, uma das empresas pioneiras nas técnicas de visagismo facial e micropigmentação no país, participou da última Hair Brasil 2014, feira internacional de beleza, cabelos e estética, em São Paulo.

Ela conta que o grande lançamento da marca foi o aperfeiçoamento da técnica de micropigmentação de sobrancelhas fio a fio 3D – ton sur ton, que imita o desenho dos pelos das sobrancelhas com riscos tão finos e bem distribuídos que produzem um delicado efeito de relevo. “O toque final fica por conta da técnica ton sur ton que criei, utilizando diferentes tonalidades de pigmentos, o que resulta em fios sombreados e harmoniosos. Algo inédito e com mais glamour.”

O procedimento leva cerca de 40 a 80 minutos para ser concluído e permanece de nove meses a dois anos, de acordo com a aderência da pele e o cuidado pós-procedimento. “É recomendado para pessoas que, embora tenham pelos, lhes faltem brilho e realce no olhar.” Tete avisa que de 30 a 60 dias depois da micropigmentação, e com a pele já cicatrizada, a cliente tem de retornar para o profissional avaliar se há necessidade de retoque. “Sangramento durante o procedimento, pele oleosa, exposição solar e comportamento de regeneração do organismo interferem diretamente na fixação do pigmento.” Contato: www.centrodassobrancelhas.com.br.

 Jair Milks/Divulgação
(foto: Jair Milks/Divulgação)
Cada rosto uma sobrancelha
A esteticista Fabiane Pinheiro*, dona do Estúdio da Sobrancelha, ao lado dos sócios Pedro Lucas, o Pe Lu da bancada Restart, e Naira Ávila e Xavier, em São Paulo, dá algumas dicas para você não errar na escolha do desenho de sua sobrancelha. Há 15 anos no mercado, ela diz que “ter sobrancelhas bem delineadas é o desejo de muitas mulheres, parece um simples detalhe, mas modelá-las pode alterar toda a harmonia do rosto”.

ROSTO OVAL: “Oferece certa flexibilidade, já que existem vários tipos de sobrancelhas que ficam boas, Evite apenas as fortemente arqueadas.”

ROSTO REDONDO: “O maior desafio deste rosto é fazer com que as sobrancelhas o deixem com a sensação de compridos, pois assim, podemos afinar o rosto e deixar a mulher com o aspecto
mais magro. A melhor opção é a sobrancelha arqueada. Quanto mais alto for o arco,
mais o rosto vai dar a sensação de ser longo.”

ROSTO LONGO: “Neste caso, sobrancelha tem que deixar o rosto menor. A dica é optar por sobrancelhas retas e evitar as arqueadas que só vão fazer com que seu rosto pareça maior. Não as deixem finas, já que isto dá um ar fraco para esse tipo de rosto.”

ROSTO QUADRADO: “Para essas mulheres, o ideal é chamar a atenção para longe da mandíbula balanceando-as com a testa ou suavizando com sobrancelhas arqueadas. Arco alto e bem definido dá uma aparência mais feminina. Evite sobrancelhas arredondadas ou sem serem arqueadas.”

ROSTO CORAÇÃO: “Para as mulheres que têm o rosto em forma de coração e um queixo pontudo, é preciso uma sobrancelha que harmonize a face e não chame a atenção para o queixo. Indico um arco alto para garantir uma feminilidade e arredondar o rosto, além de ser primordial evitar sobrancelhas caídas, já que ela não faz nada para contrabalancear o queixo.”

ROSTO TRIANGULAR e DIAMANTE: “Para suavizar os ângulos do rosto e fazer com que ele pareça menos amplo, o ideal são as sobrancelhas arqueadas e mais arredondadas que deixam o olhar para cima. Evite as retas que só vão ampliar o seu rosto.”

*Fonte: Estúdio da Sobrancelha. Informações: www.estudiodasobrancelha.com.br