Estados Unidos recomendam uso preventivo de antirretrovirais contra Aids

Maior organização americana de combate à doença criticou a iniciativa. Segundo a IDS Healthcare Foundation, o uso de antirretrovirais provocará redução do uso de preservativos e aumentará incidência de outras DSTs

por AFP - Agence France-Presse 16/05/2014 09:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
As autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendam a utilização de antirretrovirais contra a Aids em todos os grupos em situação de risco, especialmente os homossexuais, com o objetivo de reduzir o número de novas infecções pelo vírus HIV.

Esta nova iniciativa do Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC), publicada na Internet esta semana, pode provocar um forte aumento da demanda de Truvada, o único antirretroviral preventivo autorizado nos Estados Unidos.

Segundo o CDC, cerca de 500 mil americanos poderão ser beneficiados por este tratamento, contra os atuais 10 mil. Os seguros médicos financiam o medicamento.

De acordo com as autoridades de saúde dos EUA, o índice de infecção por HIV se mantem estável há 20 anos, com 50 mil novos casos a cada ano. O CDC reforça a recomendação de uso de preservativo, que tem recuado entre os homens homossexuais.

A maior organização americana de combate à Aids, a IDS Healthcare Foundation, criticou a iniciativa por considerar que "provocará uma redução do uso de preservativos" e "aumentará a incidência de outras doenças venéreas, como a sífilis, que está voltando com força".