História de jovem com câncer que arrecadou quase R$12 milhões para caridade chega ao fim

Stephen Sutton, de 19 anos, morreu no início desta quarta-feira. 'Nós todos sabemos que ele nunca será esquecido', escreveu a mãe do jovem na página do Facebook

por Letícia Orlandi 14/05/2014 11:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Facebook
Stephen, de verde, ao centro, em sua última foto postada nas redes sociais (foto: Reprodução / Facebook)
“Meu coração está explodindo de orgulho, mas rompido de dor pelo meu corajoso, altruísta e inspirador filho que faleceu dormindo nas primeira horas desta quarta-feira. O apoio e as demonstrações de amor por Stephen vão ajudar muito neste momento difícil, da mesma forma como ajudaram Stephen ao longo de sua jornada. Nós todos sabemos que ele nunca será esquecido, seu espírito vai viver, em tudo o que ele alcançou e foi compartilhado com muitos. Amor, sua mãe”.

Este é o último post de Stephen's story (História de Stephen), página com um milhão de seguidores que relatava a luta de um jovem para viver da melhor maneira possível diante do diagnóstico de um câncer incurável. A última postagem feita pelo próprio Stephen foi no domingo, 11 de maio, em que ele relatava a volta ao hospital após uma aparente melhora. “Não há pânico e atualmente estou bem estável”, escreveu. “É um pouco chato, porque eu tinha vários planos para hoje e amanhã ia aparecer em um programa de TV. Dedos cruzados para que eu saia daqui em breve”, contou aos seguidores.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que havia visitado o garoto no hospital, o descreveu como "inspiração". "Estou profundamente triste por saber que Stephen Sutton morreu. Por sua energia, sua coragem, sua busca de dinheiro contra o câncer, foi uma inspiração", disse ele no Twitter.

Reprodução / Facebook
Na primeira semana de maio, o jovem havia tido uma melhora no quadro e conseguiu alta hospitalar, que comemorou com os fãs (foto: Reprodução / Facebook)
Nesta terça-feira, a família de Stephen já havia atualizado o estado de saúde do jovem, relatando principalmente as dificuldades respiratórias. A história desse adolescente do Reino Unido ganhou destaque quando, em 2013, ao ter a confirmação de que não seria possível a cura do câncer diagnosticado três anos antes, ele decidiu fazer uma lista de 46 'coisas para se fazer antes de partir'.

Entre elas, estava arrecadar recursos para uma instituição de caridade. Ele alcançou a impressionante marca de £3,2 milhões, ou seja, R$11,84 milhões, que serão direcionados à instituição Teenage Cancer Trust, dedicada a melhorar a vida dos jovens com câncer.

No último dia 3 de maio, Stephen havia passado por um contratempo em sua campanha e precisou responder a um doador que disse “se sentir enganado”. No Twitter, o usuário havia dito que muitas pessoas estariam se sentindo assim, pelo fato de Stephen ter usado sua doença para arrecadar fundos, uma vez que ele havia melhorado na semana anterior e saído do hospital. “Desculpe desapontá-lo. Você sabe, eu ainda tenho câncer e ele ainda é incurável, se é que isso faz com que você se sinta menos enganado”, respondeu. 

 

Com informações da AFP

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA