Veja dicas para manter sua cozinha limpa

Medidas são sugeridas pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

por Estado de Minas 15/04/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Proteste / Divulgação
(foto: Proteste / Divulgação)
Uma bactéria divide-se em duas em 20 minutos. Cada novo micro-organismo dá origem a mais dois. Assim, em apenas 12 horas, um alimento contaminado adquire um número altíssimo de bactérias: 69 milhões a partir de uma só intrusa! Para evitar dor de cabeça, é preciso garantir uma higiene impecável. Por vezes, o problema tem origem em casa e, principalmente, na cozinha. É fundamental adotar bons hábitos de manipulação dos alimentos (compra, conservação e preparação), a fim de afastar os micro-organismos responsáveis por intoxicações e infecções. A seguir, veja quais são:

1. Plantas
Evite-as na cozinha. Se as tiver, deixa-as fora da área de preparação dos alimentos para impedir que a terra caia sobre essa superfície e contamine a comida.

2. Higiene das mãos
Lave as mãos com água e detergente antes de cozinhar, depois de ir ao banheiro e de manipular alimentos, sobretudo crus. Depois de lavar a louça, é preferível secar as mãos ao ar do que com um pano.

3. Despensa
Afaste os alimentos da luz, de fontes de calor e do contato com o chão. Guarde os produtos com validade curta em locais mais acessíveis.

4. Animais
Eles são proibidos na cozinha. Se eles comem nesse ambiente, mantenha a ração em comedouros. E assim que os esvaziarem, lave-os separadamente da louça de uso da família.

 

5. Lata de lixo
Mantenha-a tampada e forrada com um saco. É melhor optar pela que tem pedal. Regularmente, lave-a com água e detergente.

6. Produtos de limpeza
Arrume-os em locais inacessíveis para as crianças e separe-os bem dos alimentos. Prefira produtos com tampas de segurança. Respeite as instruções e não retire o produto da embalagem original.

7. Exaustor
Propício à acumulação de gordura, pode provocar incêndios. Limpe-o uma vez por mês, pelo menos, com água morna e detergente e enxágue com água quente.

8. Micro-ondas
Reduza os respingos de alimentos usando uma tampa sobre pratos e travessas. Depois de limpá-lo, deixe a porta aberta por um tempo para ventilar e eliminar odores e restos de detergente.

 

9. Geladeira
Lave-a com água e detergente antes de guardar as compras semanais. A cada três meses, faça uma limpeza mais profunda. Para desinfetar, use vinagre ou água sanitária.

10. Freezer
Os alimentos devem ser mantidos em temperatura abaixo de 18°C negativos. Identifique a comida congelada por etiquetas com data e prazo e evite o acúmulo de gelo.

11. Bancada e tábuas
Deixe a superfície sempre limpa com detergente e aplique água sanitária para uma limpeza mais profunda. Depois de usar as tábuas, lave-as com água muito quente.

12. Panos e esponjas
Reserve um pano para cada tipo de utilização. Quanto às esponjas, lave-as e escorra bem depois de usar. Ambos devem ser trocados com frequência para que não fiquem com sujeiras evidentes.