Quando se preocupar com miomas

Nódulos que surgem no útero são comuns em mulheres e estão intimamente ligados aos hormônios. Há tratamentos com medicamentos, DIU e procedimentos pouco invasivos para sua retirada

por Celina Aquino 06/04/2014 08:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Estima-se que oito em cada 10 mulheres em idade reprodutiva descubram miomas no útero. O número é alto, mas não há motivo para preocupação. Os nódulos são tumores benignos que se formam a partir do músculo que reveste a parede uterina, chamado miometrio, e na maioria dos casos são assintomáticos. Não se sabe com certeza o que está relacionado ao surgimento de miomas, mas suspeita-se da influência de fatores genéticos. Além disso, mulheres negras, com histórico familiar e sem filhos, depois dos 30 anos estão mais propensas a desenvolver nódulos no útero. O mais comum é que eles apareçam entre a primeira menstruação e a menopausa. "Os miomas nascem e crescem dependendo dos hormônios femininos, que são produzidos durante o período fértil. Quando o ovário para de produzir estrogênio e progesterona, o risco reduz-se a zero", explica o ginecologista Michel Zelaquett, especialista em diagnóstico, acompanhamento e tratamento de mulheres com miomas uterinos.

A maioria das mulheres não sente incômodo, e muitas desconhecem o nódulo até passar por exames de rotina ou engravidar. "É possível conviver normalmente com o mioma desde que ele não cause sintomas nem prejuízo para a qualidade de vida. Isso vai interferir na vida familiar e no trabalho", pontua Zelaquett, que é diretor do Centro de Mioma, no Rio de Janeiro. O sintoma mais frequente é o sangramento vaginal excessivo, principalmente durante a menstruação e, em geral, com saída de coágulos, que pode provocar anemia. Quando os miomas crescem muito, podem comprimir a bexiga e o intestino, levando à incontinência urinária e à constipação intestinal, respectivamente. Cólicas menstruais, dor durante o ato sexual e dores pélvica ou lombar também podem ser causados por miomas.

 Cícero/CB/D.A Press
A maioria das mulheres não sente incômodo, e muitas desconhecem o nódulo até passar por exames de rotina ou engravidar (foto: Cícero/CB/D.A Press)
A principal preocupação das mulheres que descobrem um ou mais nódulos é a de perder o útero. "Mesmo as que já tiveram filhos têm resistência de retirar o útero, principalmente por achar que ele está relacionado com a feminilidade. Considerando que o mioma não oferece risco para a vida delas, não há motivo para não preservar o órgão", defende o ginecologista do Centro de Mioma. As pacientes que ainda não engravidaram ainda temem o comprometimento da fertilidade.

De acordo com a ginecologista Rachel Silviano Lima, a retirada do útero não é a única alternativa para mulheres com mioma. "Antigamente, a tendência era retirar o útero de mulheres que já eram mães. Existem hoje outras modalidades de tratamento mais conservadoras, e a paciente pode escolher o que é melhor para ela. A cirurgia vai ser indicada quando há muitos miomas, o que torna difícil tirar um por um, principalmente em mulheres que não querem mais ter filhos", destaca Rachel, que preside o Comitê de Uroginecologia da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig).

Tratamentos Alguns medicamentos são usados para tratar miomas, como pílulas de progesterona isolada e dispositivo intrauterino (DIU) com progesterona, ambos métodos contraceptivos. A vantagem deles é diminuir o sangramento e reduzir o tamanho do nódulo à medida que a dose do hormônio aumenta. Segundo a ginecologista Rachel Silviano Lima, o DIU pode não se encaixar no útero de pacientes com múltiplos nódulos, porque a cavidade costuma ficar muito distorcida. Em pacientes jovens com miomas que precisam ser retirados, a ginecologista opta por prescrever injeções subcutâneas com análogos de GnRH, medicamentos que inibem a produção dos hormônios femininos, diminuindo o nódulo. "Os análogos de GnRH só podem ser usados, no máximo, por seis meses antes da cirurgia. Nesse período, a paciente vai entrar em menopausa e depois volta a menstruar. No futuro, ela pode engravidar normalmente", esclarece.

EM/D.A.Press
Clique para ampliar (foto: EM/D.A.Press)


Nos casos em que há a necessidade de retirar o mioma, o médico deve analisar a idade e o desejo da paciente, além da quantidade, tamanho e localização dos nódulos. A técnica mais moderna é conhecida como embolização das artérias uterinas, mesmo exame usado para avaliar as artérias do coração. Durante o procedimento, injeta-se um contraste para enxergar a vascularização do mioma e depois uma substância que bloqueia o fluxo sanguíneo na artéria que estava nutrindo o nódulo. "Isso é muito usado em pacientes jovens que querem engravidar e não precisam esperar o tempo de seis meses com os análogos de GnRH. Mas é um método caro, usado quando o mioma é único e a paciente pode sentir dor no pós-operatório na hora em que o mioma começa a necrosar", pondera a especialista.

Os nódulos no útero também podem ser retirados com outras técnicas, sem necessidade de cortes, como a histeroscopia e a laparoscopia. O diretor do Centro de Mioma no Rio de Janeiro Michel Zelaquett acrescenta que há um procedimento ainda mais recente que faz diminuir o tamanho do mioma por ondas de ultrassom. De acordo com ele, uma máquina está em fase de teste em São Paulo.

GRAVIDEZ
Dependendo da localização, o mioma pode diminuir as chances de engravidar. O ginecologista e obstetra do Centro de Medicina Reprodutiva Origen, em Belo Horizonte, Selmo Geber, acrescenta, porém, que a associação entre nódulo no útero e infertilidade não é clara. "Não existe uma estatística para provar o quanto um mioma atrapalha uma gravidez, mas se o casal está tentando ter filho há mais de um ano e encontro um mioma no útero da mulher, tenho que retirá-lo." O especialista sugere o mesmo tratamento para mulheres com histórico de perdas, pois alguns miomas aumentam o risco de aborto nos três primeiros meses de gestação. Quando o nódulo é diagnosticado durante a gravidez, resta orientar repouso e realizar um cuidadoso acompanhamento para miminizar a chance de perda.

Existem situações raras – o médico se lembra de dois casos – em que a cirurgia passa a ser solução inviável: pacientes com múltiplos miomas que já foram submetidas a vários procedimentos malsucedidos. "A probabilidade de o embrião fixar no útero é muito pequena, por isso indico o útero de substituição. A paciente faz fertilização in vitro e transfere o embrião para uma irmã ou a mãe", esclarece Geber. Procurada pelo Estado de Minas, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) informou que não tem pesquisas sobre miomas, apenas documentos técnicos.


Maria Thereza de Moura Vieira, administradora de empresas, de 35 anos
Anemia e o medo de não ter filhos


"Minha menstruação sempre foi muito dolorosa e em 2008 descobri quatro miomas. Segui a vida normal, porém, logo em seguida, tive uma cólica muito forte e a menstruação passou a ser um verdadeiro terror: eram quatro dias de muita cólica e fluxo intenso e volumoso. Passei a evitar sair de casa nesses períodos e fiquei com uma forte anemia. Para quem deseja ter filhos, o mioma é uma sombra. Não usava métodos preventivos e não engravidava. A cada novo ultrassom, esperava a notícia de que ele tinha reduzido ou pelo menos parado de crescer, mas só crescia. Conviver com a possibilidade de não poder ter filhos era muito difícil, apesar de todo o apoio do meu marido. Tinha muito medo de cirurgia, mas a minha médica me convenceu, depois de quase dois anos monitorando, de que era o único caminho. Usar hormônio para interromper a menstruação também não foi uma decisão fácil, porque há riscos de não voltar a menstruar e ter menopausa precoce. Em junho do ano passado, recebi a melhor das notícias: estava grávida. Foi uma gravidez tranquila, saudável e feliz. A única orientação era de que não poderia ter parto normal porque o útero não podia contrair. Com 38 semanas, Alice chegou e nos completou."