Aprenda receitas de molhos leves, saudáveis e fáceis de preparar

Para sair da mesmice e não correr o risco de ingerir calorias em excesso, confira as dicas de molhos levinhos do Vigilantes do Peso

por Estado de Minas 05/04/2014 09:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Vigilantes do Peso/Divulgacao
Com acompanhamento certo, o macarrão pode ser saboreado sem culpa. Na foto, salmão defumado ao creme (foto: Vigilantes do Peso/Divulgacao )
As massas têm a vantagem de ser rápidas de cozinhar e deliciosas. Mas se usamos sempre os mesmos molhos prontos enjoamos rapidamente. Para sair da mesmice e não correr o risco de ingerir calorias em excesso, confira as dicas de molhos levinhos do Vigilantes do Peso. Todas as receitas podem ser preparadas num piscar de olhos, enquanto o macarrão cozinha, e saboreadas sem culpa.

1. Molho de tofu
No liquidificador, bata 240 gramas de tofu e meia xícara de leite desnatado, formando um purê. Aqueça em uma frigideira até ferver. Acrescente duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado, um pouco de noz-moscada ralada e uma pitada de pimenta-do-reino moída.

2. Mariscos e alho
Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite e doure seis dentes de alho bem picados. Acrescente uma xícara de mariscos frescos, lascas de pimenta-vermelha e orégano para dar sabor. Complete com ¼ de xícara de vermute branco e cozinhe por cinco minutos.

3. Rúcula e salsicha de peru
Pique 250 gramas de salsicha de peru e cozinhe em uma frigideira antiaderente com uma cebola pequena picada até dourar. Acrescente duas xícaras de folhas de rúcula, ¼ de xícara de caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Cubra e deixe que as folhas murchem.

4. Balsâmico primavera
Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres de chá de azeite e refogue três dentes de alho picados. Acrescente meio quilo de seleta de legumes e ¼ de xícara de vinho branco. Cubra e deixe cozinhar por três minutos. Misture uma colher de sopa de vinagre balsâmico envelhecido antes de servir.

5. Camarão ao molho Fra Diavolo
Em uma panela grande, aqueça duas colheres de chá de azeite e refogue uma cebola picada e dois dentes de alho amassados. Coloque um tomate picado e uma pimenta dedo-de-moça picada. Cozinhe até que fiquem macios. Acrescente 200g de camarões médios (sem casca e limpos) e duas colheres de sopa de vinho tinto. Cozinhe até os camarões ficarem rosados e firmes.

6. Presunto, ervilha e vinho branco
Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres de chá de azeite e refogue uma cebola picada. Coloque 180g de presunto magro defumado em cubinhos e uma xícara de ervilhas. Cozinhe por um minuto. Acrescente 1/3 de xícara de vinho branco, deixe ferver e cozinhe por mais três minutos. Complete com duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado antes de servir.

7. Salmão defumado ao creme (foto)
No liquidificador, bata meia xícara de ricota esfarelada, meia xícara de creme de leite light e ¼ de xícara de leite desnatado. Aqueça a mistura em uma frigideira grande até levantar fervura. Acrescente 180g de salmão defumado cortadinho e pimenta-do-reino. Cozinhe apenas o suficiente para aquecer o salmão.

8. Abobrinha, limão e amêndoas
Em uma frigideira antiaderente grande, refogue um dente de alho picado, raspas de um limão e uma abobrinha grande picada até que ela fique macia. Acrescente duas colheres de sopa de vinho branco ou caldo de galinha e duas colheres de sopa de amêndoas tostadas picadas. Cozinhe até que o líquido ferva.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA