Arthur não é um mini-chef qualquer: ele manda bem na cozinha e na luta contra o câncer

Mineirinho de 8 anos cria com a família o programa 'Arthur Gourmand', canal no YouTube em que ele prepara as próprias receitas. Ideia nasceu para divertir a criança durante tratamento de leucemia

por Letícia Orlandi 21/02/2014 08:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Maurício Demutti / Divulgação Arthur Gourmand
Arthur se interessa pela cozinha desde os 2 anos, por influência do pai e do avô. Em agosto do ano passado, ele recebeu o diagnóstico de leucemia (foto: Maurício Demutti / Divulgação Arthur Gourmand)
Filet mignon com purê de mandioquinha, peixe dourado na manteiga, acompanhado de aspargos. Creme de maracujá com frutas. Saudável, nutritivo e fácil de fazer. Você pode aprender essa receita com o Arthur Gonzaga, um mineiro de Juiz de Fora de apenas 8 anos. Arthur gosta de culinária desde bem pequeno. Ele começou a se interessar pela cozinha aos 2 anos, incentivado pelo pai e pelo avô. Adora assistir programas especializados na televisão e na internet e resolveu, junto com a sua família, mostrar suas habilidades em um canal próprio no YouTube, o 'Arthur Gourmand'.

 

Veja as fotos do making off do primeiro 'Arthur Gourmand'

 

As gravações seguem um cronograma bem flexível, afinal, Arthur precisa cuidar de sua saúde. Desde agosto de 2013, ele está em tratamento para leucemia e alterna períodos entre sua nova casa, em São Paulo; a escola e o hospital A.C.Camargo Cancer Center.

O primeiro programa, dividido em três partes, já está no ar. O próximo deve ser gravado durante o carnaval, na próxima semana. O administrador Renato Gonzaga, pai de Arthur, resume bem o objetivo da iniciativa. “Nós queremos que ele se divirta, sempre. E principalmente durante este período. Como ele adora cozinhar, está se divertindo muito, com o astral ótimo. Isso basta”, define.

Priscila Inserra/ Divulgação Arthur Gourmand
Arthur com o pai, Renato Gonzaga: juntos, eles criaram uma programa de fortalecimento e conscientização para crianças com câncer (foto: Priscila Inserra/ Divulgação Arthur Gourmand)
Priscila Inserra, namorada de Renato, acrescenta que o canal no YouTube é consequência de um 'programa de fortalecimento' criado para estabelecer um ambiente seguro, fortalecedor, consciente e amoroso. O menino e o pai desenvolveram até um material eletrônico com suas principais ideias e pretendem, futuramente, ajudar outras famílias na mesma situação. “São metáforas e brincadeiras que mostram o que esperar após um diagnóstico como esse. O tratamento é difícil e envolve momentos assustadores para as crianças, como exames de sangue, internações e injeções frequentes. Essa foi a forma encontrada por eles de tornar o processo transparente, mas ao mesmo tempo, lúdico”, explica Priscila.

O programa foi um passo fundamental para a conscientização de Arthur sobre sua condição, para que ele pudesse entender que ter vontade de sair logo do hospital era natural, mas que era necessário ter paciência. Muito esperto, o próprio Arthur passou a pesquisar para entender mais a leucemia. “É claro que temos momentos difíceis, mas a mobilização das energias em torno desse programa foi essencial para o estímulo e a luta dele pela cura. O pai fez até um cartão de visita para ele como presidente da empresa que eles criaram juntos. A resposta dele ao tratamento tem sido muito boa e nós passamos a conviver com o diagnóstico e a rotina de forma mais leve”, aponta Priscila.

Mas o futuro ia mostrar que esse mini-chef tinha muito mais para oferecer.

Mágica
Em dezembro, quando uma febre levou Arthur ao hospital às vésperas do Natal, as longas horas passadas por lá fizeram com que Priscila começasse a bolar algo que pudesse servir de entretenimento para o pequeno, mesmo durante o tratamento. Como ela é produtora, formada em Rádio e TV; e ele adora cozinhar, a proposta surgiu quase que naturalmente. Quando Arthur foi para casa, a família já começou a pensar no tema e no formato dos episódios.

Gustavo Tavares / Divulgação Arthur Gourmand
Canal do mini-chef no YouTube conta até com caricatura, feita pelo artista Gustavo Tavares (foto: Gustavo Tavares / Divulgação Arthur Gourmand)
A partir do momento em que criaram uma página no Facebook, começaram os contatos com profissionais e amigos. Logo, surgiu uma equipe voluntária para a gravação do primeiro episódio e a solidariedade foi se multiplicando. O dólmã – espécie de jaleco usado por chefs profissionais – foi doado por uma empresa de importação e exportação. O local de gravação - que não é o hospital, como muitos imaginam – é a casa de uma amiga que integra a equipe.

 

E Arthur fez sua parte. Chegou com todos os apetrechos organizados e limpos. A expectativa era grande. Naturalmente, sem que o espírito de todos estivesse totalmente preparado, começou um verdadeiro show.

Diante da câmera, o menino mostra desenvoltura, tranquilidade e precisão. Aos 8 anos, ele sabe muito bem como apresentar o passo a passo das receitas com riqueza de detalhes, desde a forma de corte das carnes, até sua conservação, os temperos e os segredos do sucesso. Impossível não se encantar.

“Foi mágico, um dos dias mais lindos da nossa vida”, define Priscila. Deu tão certo que a próxima gravação vai contar com uma convidada especial, Ana Carolina Rocha, fundadora da página 'vaidoa'. Carolina foi atropelada por um ônibus em 2011 e precisou de muito sangue. Após dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ela criou uma campanha para incentivar a doação de sangue. E a ideia para esse primeiro convite partiu do próprio Arthur. Os planos incluem ainda gravar com PC Siqueira e Otávio Albuquerque, apresentadores do programa 'Rolê Gourmet”, também no Youtube, do qual o garotinho é fã.

Priscila Inserra/ Divulgação Arthur Gourmand
A equipe de gravação se surpreendeu e se emocionou com a desenvoltura do menino de 8 anos diante das câmeras (foto: Priscila Inserra/ Divulgação Arthur Gourmand)
O próprio Renato, pai de Arthur – que o assessora durante os vídeos, compra os produtos e faz os testes com ele em casa - não esconde suas reações e deixa estampado no rosto o fascínio com o profissionalismo e o amor com que o garoto cumpre as etapas da receita. “Por mais que nós esperássemos que desse tudo certo, o talento dele para o vídeo nos surpreendeu. Não precisamos regravar nada, nem corrigir. Deixamos o Arthur completamente à vontade. Tanto que os vídeos ficaram um pouco longos. Nos próximos, até porque Arthur está tão empolgado que quer gravar três edições de uma vez, vamos fazer uns ajustes”, explica Priscila.

Apesar de adorar fazer os vídeos, Arthur se considera um menino reservado e não se deixou seduzir pela fama. Quando o pai e madrasta contam as novidades e os comentários da página e dos vídeos, ele fica feliz. Mas quando sua 'equipe' vai escrever algum texto novo, ele não deixa que sejam incluídas frases como 'corta cebola e alho como ninguém'. “A intenção é ajudar outras pessoas fazendo uma coisa que ele gosta muito, e não se vangloriar. O negócio dele é cozinhar e se divertir”, diz Priscila.

Maurício Demutti / Divulgação Arthur Gourmand
Peixe Dourado e filet mignon com purê de mandioquinha e aspargos, sobremesa de frutas com creme de maracujá: receitas que Arthur Gourmand já ensinou em seu programa (foto: Maurício Demutti / Divulgação Arthur Gourmand)
Aos pouquinhos, Arthur está conseguindo seus objetivos. Apesar de não ser fácil, ele consegue manter a alegria e a felicidade diante da vida. É isso que a família quer passar para aqueles que enfrentam a mesma situação. Tanto para Renato quanto para Priscila, o recado é: não se entregar.

Arthur passou o último natal no hospital; e ainda assim não faltou comemoração. Parte da família veio de Juiz de Fora e houve até amigo-secreto, com vídeo. “O resultado é que ele está bem, e este é o nosso maior presente. A mobilização em torno do Arthur Gourmand só tem a intenção de capitalizar energia em favor da felicidade dele, e está funcionando”, concluem os fiéis escudeiros do mini-chef-artista-guerreiro.

Assista à primeira parte do primeiro episódio:



Ficha técnica:
Chef Gourmand: Arthur Gonzaga
Assessoria de culinária: Renato Gonzaga
Produção, Arte e cenário: Jaqueline Lopes
Direção e fotos: Maurício Demutti
Captação, Iluminação e fotografia: Mauricio Demutti e Fernanda Prestes
Edição e finalização: Wilton Santana
Produção geral e comunicação: Priscila Inserra
Realização: Atrevittá Produções
Dolma Arthur: Bragard