Pesquisa revela que tecnologia mais aproxima do que afasta casais

O estudo também demonstrou que a tecnologia é uma fonte de tensão: 25% dos donos de celulares casados ou em relacionamentos sérios disseram que seu companheiro se distraía com o aparelho quando os dois estão juntos

por AFP - Agence France-Presse 12/02/2014 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Pesquisadores descobriram que as pessoas casadas ou em relacionamentos durante 10 anos ou menos têm diferentes hábitos digitais (foto: sxc.hu)
A tecnologia mais aproxima do que afasta os casais, revelou uma consulta publicada nesta terça-feira nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa sobre hábitos de usos na internet, realizada pelo centro de pesquisas Pew, 21% dos adultos casados ou em relacionamentos sérios disseram se sentir mais próximos do cônjuge ou companheiro graças às mensagens trocadas online ou por mensagens de texto (SMS).

Uma em cada quatro casais consultados disse enviar mensagens de texto mesmo estando juntos em casa e 9% disseram ter resolvido uma discussão online ou por SMS depois de ter tido dificuldades em solucionar o assunto pessoalmente. Mas a pesquisa também demonstrou que a tecnologia é uma fonte de tensão para alguns casais. Vinte e cinco por cento dos donos de celulares casados ou em relacionamentos sérios disseram que seu cônjuge ou companheiro se distraía com o aparelho quando os dois estão juntos. E 8% disseram ter discutido com o cônjuge ou companheiro sobre o tempo passado online.

As tendências parecem mais fortes entre os adultos mais jovens consultados, de acordo com o instituto Pew. Segundo a pesquisa, 42% das pessoas de 18 a 29 anos com celulares e em relacionamentos sérios disseram que seu companheiro se distraía com o aparelho celular, mas 41% nesta faixa etária afirmaram se sentir mais próximos do companheiro graças a conversas online ou mensagens de texto.

"A tecnologia está em todas as partes e nossas relações não são uma exceção", disse Amanda Lenhart, pesquisadora do Pew e principal autora do relatório. "E para os adultos mais jovens e aqueles em novos relacionamentos, ferramentas como os telefones celulares e as redes sociais estão disponíveis desde o começo e desempenham um papel mais importante hoje, para o bem e para o mal", destacou.

A consulta também revelou que duas em cada três pessoas casadas ou em relacionamentos estáveis compartilhavam uma senha para uma ou várias contas online com o cônjuge ou companheiro. Os pesquisadores do Pew descobriram que as pessoas casadas ou em relacionamentos durante 10 anos ou menos têm diferentes hábitos digitais. Os que já estavam juntos quando surgiu uma nova plataforma ou tecnologia eram mais propensos a testá-la juntos, enquanto os que começavam uma relação com suas próprias contas tendiam a continuar usando-as de forma independente, segundo o informe.

Nove por cento dos donos de celulares adultos consultados disseram ter enviado um "sext", ou imagem sexualmente sugestiva, de si próprios para outra pessoa (em 2012 foram 6%). E um em cada cinco donos de celulares disse ter recebido um "sext" de um conhecido (foram 15% em 2012). O informe se baseia em uma consulta com 2.252 adultos americanos, feita entre 17 de abril e 19 de maio de 2013. A margem de erro para os adultos casados ou em relacionamentos estáveis é estimado em 2,9 pontos percentuais e para os donos de celulares, em 2,4 pontos percentuais.