Google desenvolve lentes de contato para diabéticos

Lentes, que estão em fase de teste clínico, poderão medir a glicemia pela lágrima

17/01/2014 08:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação / Google
Protótipos conseguiram determinar a glicose nas lágrimas a cada segundo (foto: Divulgação / Google)

O "Google lab" anunciou nesta quinta-feira que desenvolve lentes de contato que ajudarão pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar. "Estamos testando lentes inteligentes fabricadas para medir a taxa de glicose nas lágrimas", explicaram os responsáveis pelo projeto, Brian Otis e Babak Parviz.

Estas lentes funcionam "utilizando um pequeno dispositivo conectado a um detector de glicose miniaturizado, que estão contidos em duas camadas do material com o qual são feitas as lentes de contato". Os testes clínicos estão em andamento, do mesmo modo que os procedimentos junto à agência de medicamentos dos EUA (FDA, sigla em inglês).

Os protótipos das lentes puderam determinar a glicose nas lágrimas a cada segundo e os pesquisadores analisam a possibilidade de integrar sinais luminosos para alertar sobre níveis perigosos. Em seu blog, a empresa informou que o projeto foi desenvolvido por inspiração de uma das colaboradoras, que revelou ficar muito preocupada com sua mãe, que chegou a desmaiar ao volante em função da hipoglicemia.

O Google Lab anunciou ainda que o projeto já tem sido discutido com o Food and Drug Admnistration (FDA), departamento que regula os produtos vinculados à saúde, estética e alimentação dos Estados Unidos, mas "ainda há um longo caminho até que esse sistema possa ser utilizado pelas pessoas", diz o comunicado.

 

Com informações da AFP

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA