França autoriza medicamento derivado da cannabis

O Sativex é prescrito para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla

AFP 09/01/2014 09:51
As autoridades médicas francesas autorizaram o lançamento comercial de um medicamento derivado da cannabis, o Sativex, prescrito para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla, informou nesta quinta-feira o ministério da Saúde.

AFP PHOTO/FILES/Frederic J. BROWN
Autorização é uma etapa prévia à comercialização do produto (foto: AFP PHOTO/FILES/Frederic J. BROWN )
Esta autorização "é uma etapa prévia à comercialização do produto, que será realizada por iniciativa do laboratório", declarou o ministério. O Sativex, um spray bucal do laboratório britânico GW Pharmaceuticals, deve ser comercializado na França por outro laboratório, Almirall.

Em outubro, o Almirall indicou à AFP que esperava poder comercializar o spray "em 2015 no melhor dos casos", um produto já disponível em diversos países europeus, entre eles Alemanha e Grã-Bretanha. O Sativex será utilizado "por certos pacientes que sofrem de esclerose múltipla e para aliviar as contraturas severas resistentes a outros tratamentos", indicou o ministério francês da Saúde. O tratamento deverá ser iniciado por médicos de hospital.

Na França, pode ser receitado há vários anos um derivado da cannabis obtido por síntese, o Dronabinol, para tratar dores crônicas no âmbito de um procedimento especial reservado às patologias para as quais não existe tratamento adequado.