Um terço dos tipos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis

Alimentação equilibrada, controle de peso e atividade física podem evitar o surgimento de células cancerígenas

por Estado de Minas 14/12/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Estudos mostram que aproximadamente 30% dos tipos de câncer poderiam ser evitados com alimentação equilibrada, controle de peso e atividade física. Alimentos ricos em gordura, quando consumidos em excesso, parecem fornecer o ambiente adequado para o crescimento de uma célula cancerígena. Segundo Camila Polakowski, nutricionista clínica do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR), algumas mudanças alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento da doença. “Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes como vitaminas, fibras e compostos que auxiliam as defesas naturais do corpo”, revela.

Fique atento: consumir cinco ou mais porções diárias de uma variedade de vegetais e frutas; beba oito a 10 copos de água ao dia; prefira alimentos integrais; retire a pele aparente da carne; dê preferência aos alimentos desnatados (iogurte, leite), assados ou grelhados; controle o consumo de alimentos refinados (doces, balas, tortas); controle o consumo de alimentos industrializados; mantenha o peso dentro da normalidade.

Caminhada para a vida: sabia que caminhar por uma hora diariamente acrescenta dois anos à sua expectativa de vida? A constatação foi feita pela Associação Americana do Coração, referência mundial em cardiologia. Se você acha que essa conversa é balela, o site www.heart.org reúne vários argumentos e estudos que comprovam os benefícios da atividade física para a qualidade de vida.

 

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)